Cirurgia e anestesiologia são destaques em curso da Laec

07 de Maio de 2015

Teve início na noite de ontem, 06, o VII Curso Introdutório de Cirurgia e Anestesiologia, promovido pela Liga Acadêmica de Estudos Cirúrgicos e Anestésicos (Laec), do curso de Medicina, do Centro Universitário UnirG. O evento segue até hoje, 07, no auditório do Sesc.

1 laecA solenidade de abertura contou com a presença da presidente da Laec, Daiane Nogueira; o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; a reitora Lady Sakay; a vice-reitora, Janne Marques; o coordenador do curso de Medicina, Wagner Minghini; o chefe de gabinete da Fundação, Ronaldo Soares e os professores Celso Rocha e Fabrício Dominici, dentre outros.

“O curso tem como objetivo estimular o conhecimento dos acadêmicos acerca do ato operatório de alguns tipos de cirurgia e, proporcionar a interação com a experiência de vários cirurgiões”, disse a presidente da Laec, Daiane Nogueira.

Sávio Barbalho parabenizou a Liga e aprovou a atividade. “A Laec está de parabéns por essa grande iniciativa e, percebemoslaec 5 de forma positiva como o curso de Medicina vem agregando conhecimentos por meio dos mais diferentes eventos, fora da sala de aula. Quanto mais os cursos forem proativos, mais o Centro Universitário terá possibilidades de avançar”, disse o presidente.

Lady Sakay agradeceu pela colaboração dos professores para a realização do evento. “Os docentes vêm colaborando para a melhoria na qualidade da formação e, o papel das ligas é fundamental nesse fortalecimento do ensino ofertado aqui”, disse a reitora.

laec2Durante o evento houve apresentação da Escola de Música Tecl’art e uma homenagem ao professor e orientador da Laec, Dr. Celso Rocha. “Nós professores mostramos o caminho e vocês abrem os nossos olhos. Agradeço por aprender a cada dia mais com vocês”, disse Rocha aos acadêmicos.

O ligante João Paulo Fernandes fez a apresentação da Liga descrevendo os participantes e atividades desde a criação até os dias atuais.

laec 3Mesa-redonda

Logo em seguida foi realizada a mesa-redonda “Residência em Cirurgia”, pelos médicos e professores da Instituição, Dr. Celso Rocha, Dr. Wagner Minghini e Dr. Fabrício Dominici.

Na primeira noite ocorreram ainda duas palestras. O Dr. Fabrício Dominici falou sobre Tonsilectomia e o Dr. Marco Aurélio, sobre Anestesiologia - Complicações anestésicas.

Programação de hoje – palestras e debates

19h às 19h45 –

Tema: Cirurgia Geral - Apendicectomia na gestante

Dr. Rodrigo Costa

19h45 às 20h30 –

Tema: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dr. Reginaldo Maia

20h30 às 21h – Coquetel

21h às 21h45 –

Tema: Diagnóstico por imagem: um auxílio na prática cirúrgica

Djalmir Lacerda

21h50 às 22h35 - Dr. Wagner Minghini

Tema: Cirurgia Geral

Pancreatite Aguda Biliar

22h35 às 23h – Quis e encerramento

O participante receberá certificado com nove horas extracurriculares.