Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
29 de Abril de 2015
Na tarde de ontem, 28, cerca de 50 profissionais da Educação do Município participaram da oficina de capacitação Construindo Assemblages, promovida pelo Centro de Apoio Pedagógico da UnirG (CEAPe). O curso ocorreu nos laboratórios de Pedagogia, campus I.
O objetivo da oficina é divulgar a técnica Assemblage, a arte de reunir objetos diversos para contar histórias. Com origens no modernismo europeu, o conceito foi usado pela primeira vez pelo francês Jean Dubuffet em 1953, e significa “montagem”.
Baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que se perca o seu sentido original, a técnica é uma junção de elementos onde sempre é possível identificar que cada peça é compatível e considerada obra artística.
A oficina foi ministrada pela responsável pelo Núcleo de Expressões Artísticas do CEAPe, professora Mira Célia Benvenuto, e contou com a apoio dos acadêmicos do 8º período do curso, Leandro Gomes da Silva e Maíra Mendrzinski Faria Krusedlowski.
De acordo com Benvenuto, a técnica proporciona a análise de materiais que desenvolve o gosto por construir e inventar tramas a respeito das criações, boa oportunidade para trabalhar com a imaginação.
“Este curso possibilitará um conhecimento sobre as alternativas de criação nas artes visuais e o professor será estimulado a trabalhar com uma diversidade de materiais que podem ser trazidos para a escola pelos próprios alunos, como por exemplo, elementos da natureza, resíduos sólidos, elementos tecnológicos, culturais entre outros estimulando assim a “garimpagem” de materiais alternativos para a arte”, completou a professora.
Através da capacitação, os participantes conheceram as inúmeras possibilidades que a Assemblage oferece e a riqueza de conteúdos visuais que podem ser reutilizados para a criação do novo.
Estiveram presentes também o coordenador do CEAPe, José Carlos Ribeiro da Silva, a responsável pelo Núcleo Leitura e Escrita do CEAPe, Jocelina de Abreu Dias, e a coordenadora de Pedagogia, Sandra de Cássia Amorim Abrão.