Cursos que vão participar do Enade 2015 promovem capacitação

14 de Abril de 2015

Na noite de ontem, 13, representantes de cursos e membros da comissão responsável pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) participaram de uma palestra sobre A importância do Enade para a comunidade acadêmica. O evento ocorreu no auditório do campus I e teve a presença de aproximadamente 40 professores.

enade palestra1Em novembro, cinco cursos da UnirG serão avaliados pelo Enade/2015: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Comunicação Social/Jornalismo e Psicologia. A ideia da capacitação surgiu dos membros da comissão dos respectivos cursos.

O ministrante foi o psicólogo e professor da UnirG e da UFT/Palmas, Rogério Marquezan, que na ocasião contou sua experiência  de quando foi Pró-Reitor de Graduação e Extensão da UnirG. O intuito foi esclarecer e preparar os docentes dos cursos que serão avaliados este ano.

Segundo Marquezan a proposta é mostrar a todos que, além de uma obrigação do Exame também pode ser visto como um desafio para aprendizagem do professor. “É preciso que se conheça todo o sistema do Enade para entendê-lo e melhorar a prática docente. Desde 2012 a Instituição já vem tratando do assunto, obedecendo critérios do MEC trabalhando questões para a busca do recredenciamento, que promoveram capacitações realizadas internamente”, disse.

O professor acrescentou ainda que “é fundamental que cada servidor, em todos os níveis hierárquicos, tenha conhecimento da importância do Enade, e que isso permeie em toda a vivência da Instituição”.

A reitora, Lady Sakay, destacou a presença de Rogério Marquezan. “Temos que preparar ações mais imediatas, voltadas para os cursos. Nesse sentido, o Rogério tem uma visão diferenciada do processo, por ter sido Pró-reitor e também por ser avaliador do processo. Pontos fundamentais que os coordenadores devem observar no Enade que refletem na qualidadeenade palestra2 do ensino”.

De acordo com a assistente técnica pedagógica, Alaídes Miranda Santiago, esse ano o diferencial é a união dos cursos. “É a primeira vez que os cursos se unem para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo ações em equipe. Essa ideia é importante e inovadora para também fortalecer os resultados das avaliações externas”.

De acordo com a professora Alessandra Duarte, uma das organizadoras do encontro, em 2009 e 2012 o curso de Comunicação Social/Jornalismo foi um dos que recebeu nota 3. Ela ressaltou que na época foram aplicadas aulas extras com base em provas já aplicadas pelo Exame.

“Este ano queremos repetir o método e também trazer os alunos para participarem das palestras promovidas pela Reitoria. Hoje há um envolvimento maior da Instituição, e os alunos e professores conhecem mais sobre a importância de uma boa nota”.

Nesta manhã, a mesma palestra está sendo ministrada com a participação de mais 10 professores.