UnirG firma termo de cooperação com Tribunal de Justiça do Tocantins

09 de Abril de 2015

Na tarde de ontem, 08, a Fundação UnirG e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO) assinaram um termo de cooperação acadêmica e científica com interveniência da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). A assinatura foi no gabinete da Presidência do TJ/TO, em Palmas, e visa o intercâmbio de experiência e pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura, em diversas áreas de atuação.

emat 2O documento foi assinado pelo presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o presidente do TJ/TO, desembargador Ronaldo Eurípedes e o diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Anthony Stevenson Villas Boas. Estiveram presentes a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, a coordenadora do curso de Direito da UnirG, Kádyan de Paula Gonzaga e Castro Amaral, o diretor geral do TJ/TO, Francisco Alves Cardoso Filho, a diretora executiva da Escola, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, e a assessora acadêmica e pedagógica da Esmat, Débora Regina Honório Galan.

“Esse é um termo que nós almejávamos e irá fortalecer em especial o curso de Direito, mas com atividades para todos os cursos, ampliando os espaços de formação, tanto para os acadêmicos quanto para os professores”, destacou Sávio Barbalho.

O presidente do TJ/TO, desembargador Ronaldo Euripedes de Souza, mencionou a importância da disseminação do conhecimento na comunidade. “É uma cooperação fantástica para o Judiciário e para a comunidade que receberá as capacitações. Pois, o conhecimento não pode ser apenas privilégio de alguns. O nosso propósito é atingir o maior número possível de pessoas”, frisou ele.

“As instituições necessitam caminhar juntas, cooperando umas com as outras, principalmente no que se refere à área de pesquisa científica, proporcionando formação acadêmicaesmat 1 e qualificação profissional, porque isso reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, mencionou o diretor-geral da Esmat o desembargador Marco Villas Boas.

A reitora da UnirG afirmou que são várias as ações que podem ser estabelecidas. “A Esmat é uma importante escola que trabalha diversas áreas de atuação, envolvendo diretamente o curso de Direito, aproximando não só os acadêmicos como também os egressos. Está prevista para ainda esse ano, uma formação acadêmica específica para área de magistratura, com oferta de bolsa-auxílio e atuação como assessor de magistrado durante o curso”, disse Lady Sakay.

Início das atividades

Conforme Ana Beatriz Pretto, o próximo passo será a montagem de uma telessala na UnirG para iniciar as atividades. “Está prevista para a semana que vem a instalação de uma antena satélite interligada com o sistema da Escola. A partir do funcionamento será possível à comunidade acadêmica ter acesso aos nossos cursos”, mencionou a diretora.

esmat 3A previsão da primeira atividade a ser desenvolvida é a participação dos estudantes da UnirG, por meio do sistema telepresencial, no III Congresso Internacional de Direitos Humanos, nos próximos dias 22 a 24.

Para a coordenadora do curso de Direito, Kádyan de Paula, os benefícios serão enormes para os acadêmicos, com o desenvolvimento de ações de qualificação com temas relevantes do cenário jurídico brasileiro. “Nós contemplamos também a preocupação com o egresso, proporcionando a ele, possibilidades para se inserir no mercado de trabalho, dando estrutura para que seja um profissional de excelência”, disse a coordenadora.

A cooperação

As instituições irão promover a cooperação em áreas de mútuo interesse por meio de intercâmbio de professores e pesquisadores; implementação de projetos conjuntos de pesquisa; promoção de eventos científicos, sociais e culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; programas para realizar estudos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu; intercâmbio de informação relativa a suas organizações, estrutura e funcionamento; institucionalização de grupos de estudo na área de Direito e participação em cursos, congressos ou outros eventos educacionais.