Captação de recursos é tema de oficina para professores

09 de Abril de 2015

Foi realizada hoje, 09, no auditório do Centro Administrativo, uma oficina promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) sobre captação de recursos, com foco no edital do Programa de Apoio à Extensão Universitária MEC/SESu (ProExt 2016).

20150409 084719Além de professores e coordenadores de cursos, participaram do encontro a reitora da UnirG, Lady Sakay, a vice-reitora, Janne Marques, o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto e as assessoras técnicas da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Miréia Bezerra e Nelita Bessa.

Na abertura, a reitora da UnirG, Lady Sakay, destacou a relevância do encontro. “Quanto mais o professor estiver inserido no campo da pesquisa e da extensão, haverá melhorias na qualidade dos cursos. É importante que haja mobilização e participação conjunta dos dos docentes neste edital”.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto, falou sobre o bom desempenho obtido pela UnirG na captação de recursos nos editais ProExt nos dois anos anteriores. “A Instituição tem aprovado projetos importantes, mesmo com a grande concorrência entre as Instituições de todo o Brasil que pleiteiam os recursos”.

20150409 092804Em 2013, dos cinco projetos submetidos, dois foram aprovados: O Rádio como Ferramenta de Reinserção Social de Menores em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Semiliberdade em Gurupi-TO e Ativa Idoso: atendimento domiciliar multiprofissional. No ano passado, metade dos quatro projetos submetidos recebeu aprovação: Boquinha do Bêbê: integralidade de atenção do pré-natal à saúde bucal e Plantas medicinais: antivermes para crianças de escola pública e hipotensivos para adulto de UBS, Gurupi-TO.

Segundo a assessora técnica do (CT&I), Nelita Bessa, o potencial da UnirG na captação de recursos é reflexo da sua forte inserção social. “O alcance dos projetos de extensão, das ações de atendimento ao público somam pontos nas avaliações e ao mesmo tempo mostram o que já é realizado na Instituição. Devemos pensar em projetos que tenham viabilidade, conforme as políticas públicas vigentes e as linhas temáticas propostas no edital”, disse.

Após a discussão dos temas de interesses foi definido que haverá plantões de atendimento no CT&I para auxiliar os interessados na estruturação dos projetos.

Outras informações na Propesq, pelo telefone (63) 3612 7602.