Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
08 de Abril de 2015
Na penúltima edição do Profissão Repórter, programa da Rede Globo, veiculado no dia 31 de março, a ex-aluna de Medicina do Centro Universitário UnirG, Tainan Verena Teodoro, foi uma das entrevistadas. A matéria mostrou os médicos que atuam no programa do Ministério da Saúde, Mais Médicos.
O Profissão Repórter esteve em cinco estados - Bahia, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo - para saber como estão trabalhando e vivendo os primeiros médicos estrangeiros que aderiram ao Mais Médicos.
A matéria realizada na Bahia mostrou quatro médicos que atuam no Município de Boquira, sendo que três deles são cubanos e uma que é egressa da UnirG, Tainan Verena, a única brasileira que também integra o Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica (Provab), do Governo Federal.
Segundo a médica, Boquira tem aproximadamente 23 mil habitantes, localizada na região da Chapada Diamantina, cerca de 600 km de Salvador. Moradora da cidade, ela veio para Gurupi em busca da formação, que foi concluída em 2014.
Com a adesão por um ano no Provab, a egressa tem a vantagem de obter 10% da pontuação nas provas de Residência Médica. “O programa para o médico recém-formado tornou-se quase uma obrigação, pois há vantagem de oferecer pontos a mais na prova de residência, isso já nos coloca à frente do concorrente, para a mesma vaga, que não tem o programa”, declarou Verena.
A egressa comentou ainda sobre o benefício em se capacitar no atendimento a saúde da família. “A vantagem nessa atuação é não só tratar as patologias, mas também prevenir e acompanhar certas doenças, além de prestar orientações a uma população de uma determinada área”.
Ao lembrar sobre sua formação na UnirG, Tainan Verena destaca sua passagem pela Instituição. “A UnirG é a Instituição que me tornou uma profissional, tenho orgulho disto, e formou ainda muitos colegas que estão se sobressaindo como bons profissionais. O curso é relativamente novo e representa muito para o Município, atraindo vários estudantes de todo País”, finalizou.
Para assistir a reportagem do Profissão Repórter, acesse o endereço g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2015/03