UnirG participa da I Feira de Primeiros Socorros do SAMU

06 de Abril de 2015

A Liga Acadêmica de Urgências Médicas (LAUM) e estudantes do curso de Enfermagem participam hoje, 06, da I Feira de Primeiros Socorros do SAMU. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Mauro Cunha, em comemoração aos 11 anos do Samu no Brasil.

Laum SamuNo local, o visitante poderá conhecer os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros e Samu e obter informações sobre primeiros socorros, imobilização de fraturas, ferimentos e curativos, parto, envenenamento e intoxicações, entre outros assuntos. Atualmente cerca de 20 membros da Liga Acadêmica de Urgências Médicas e 30 alunos de Enfermagem estagiam no Samu.

No evento, a LAUM está apresentando procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. “Infelizmente a população ainda tem um conhecimento limitado sobre primeiros socorros. A Feira é uma oportunidade para que a sociedade conheça os serviços de atendimento e saiba o que fazer, até que o socorro chegue ao paciente que necessita de cuidados”, explica o presidente da LAUM, o estudante de Medicina João Victor Fonseca.

Enf SamuNa Feira está sendo lançado o Projeto Samuzinho, uma ação educativa que irá visitar as escolas para informar as crianças sobre os procedimentos de primeiros socorros e ainda para tentar diminuir o número de trotes. A previsão é de que a primeira visita seja realizada no próximo mês.

“A parceria entre o Samu e a UnirG está consolidada. Os acadêmicos atuam como observadores, auxiliam nos atendimentos básicos e contribuem ainda com os nossos projetos”, afirma a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu, a enfermeira Leticia Urzêdo.