Dia Mundial da Atividade Física destaca importância de exercícios físicos

02 de Abril de 2015

Adotar a bicicleta como meio de transporte ou ainda ir até a padaria a pé podem ser os primeiros passos para uma rotina de vida mais saudável. Em todo o mundo, a próxima segunda-feira, 06, será marcada como o Dia Mundial da Atividade Física, um estímulo para deixar o sedentarismo de lado e movimentar o corpo.

Proafe hidroOs benefícios para quem pratica atividades físicas vão desde o combate a doenças crônicas a um up na autoestima. “O sedentarismo e a obesidade contribuem para o surgimento do diabetes e hipertensão. Atividades físicas regulares combatem essas e outras doenças, geram sensação de bem estar e melhoram a socialização”, explica o Educador Físico do Centro Universitário UnirG, Joaquim de Oliveira Júnior.

Mesmo com uma vida agitada é possível organizar a agenda em prol de uma rotina menos estressante e equilibrada. “A falta de tempo é um dos principais argumentos para não se exercitar. Mas pequenas mudanças, como deixar o carro em casa e ir para o trabalho caminhando ou de bicicleta, podem ser o começo de uma atividade física planejada, associada a uma alimentação saudável”, complementa Oliveira.

Laboral

Na UnirG, importantes projetos incentivam a prática de atividades físicas. Na ginástica laboral, os servidores do Centro Administrativo da UnirG dedicam 15 minutos do horário do trabalho para os cuidados com a saúde.

“A ginástica laboral inclui exercícios de alongamento e fortalecimento, dinâmicas em grupo e orientações para uma boa alimentação e prática de exercício físico. O objetivo é prevenir lesões, doenças e integrar os servidores”, esclarece o professor do curso de Educação Física da UnirG e coordenador da ginástica laboral, Eduardo Miranda.

Laboral 1“É um momento de descontração, com música e relaxamento, que proporcionam uma ótima sensação de bem estar e interação com os colegas. A ginástica no ambiente de trabalho traz muitos benefícios”, afirma Cínthia Brito Moreira, presidente da Comissão Processante Administrativa da UnirG.

A ginástica laboral é realizada todas as segundas e quartas-feiras, das 08h45 às 09h, no Centro Administrativo da Fundação UnirG.

Proafe danca

No atendimento à comunidade, o Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe) atende cerca de 450 crianças, adultos e idosos que praticam hidroginástica, futebol society, dança, ginástica aeróbica e dança de salão. As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, das 14h30 às 20h30, no Centro de Vida Saudável (ao lado do Centro Administrativo da UnirG).

Especialmente para as pessoas da Melhor Idade, a Clínica Escola de Fisioterapia realiza duas vezes por semana atividades físicas voltadas a pessoas com mais de 40 anos. São exercícios de alongamento e fortalecimento, que buscam melhorar o equilíbrio, postura e a capacidade de realizar atividades de vida diária. Os encontros são realizados às terças e quintas-feiras, às 07h15.