Prefeitura Bairro a Bairro: acadêmicos atendem comunidade do Jardim dos Buritis

12 de Março de 2015

A Prefeitura de Gurupi em parceria com o Centro Universitário UnirG convidou os alunos da Instituição para participarem da 5ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro.  Durante todo o dia de hoje, 12, vários atendimentos estão sendo desenvolvidos na Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, no Setor Jardim dos Buritis por meio dos acadêmicos e dos profissionais da cidade.

alunosDe acordo com a Reitoria, Lady Sakay, essa aproximação com a comunidade por meio de ações dos cursos possibilitará que os acadêmicos conheçam a realidade local. “É importante para a formação do aluno esse contato com a população de bairros periféricos, que as vezes não são alcançados em certos atendimentos. É necessário para os alunos obterem essa relação para terem várias alternativas de conhecimento nos diversos campos de atuação profissional, fugindo do modelo do estágio curricular”, destacou Sakay.

Estudantes dos cursos de Medicina, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Jornalismo estarão envolvidos em ações que beneficiam a comunidade, colocando em prática o que aprendem em sala de aula.

Na oportunidade os acadêmicos estão oferecendo serviços e orientações preventivas de saúde coletiva; DST’s, métodos contraceptivos, medicina BBaferição de pressão, controle de glicemia, atividades de alongamento e orientação posturais, assessoria e consultoria jurídica e orientações sobre tecnologia e informática, entre outros.

A professora do curso de Enfermagem, Drª Márcia Marroni, também destaca a importância do aluno praticar o que aprende em sala de aula, lidando diretamente com a comunidade. “Atender a população que necessita de vários tipos de atendimentos e não tem condições é importante para o aluno, pois possibilitar que ele veja de perto o papel social que o profissional deve ter conhecendo a realidade da comunidade”, afirmou.

enfermagem BBA estudante do 8° período de Medicina, Fabíola Frota, que integra a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) também destaca a participação no Programa. “Em nossos estágios acabamos limitados nos atendimentos à comunidade, porque geralmente estamos em laboratórios e postos de saúde. Aqui temos outra oportunidade, que também é importante para conscientização da realidade profissional e assim melhorar nosso exercício da medicina”, frisou a aluna.

Para dona Maria da Silva, 64 anos, moradora há mais de 20 anos do Jardim dos Buritis, essa é a primeira vez que participa decomputaçao BB um projeto como esse. “Aqui não precisamos enfrentar filas longas para sermos atendidos, e ainda conseguimos no mesmo local ter vários atendimentos ao mesmo tempo. Isso é maravilhoso”, destacou.

Alunos das Ligas Acadêmicas de Estudos Cirúrgicos (Laerc); de Estudos Neurocirúrgicos e Correlações Anatomopatológicas (Laenca); de Gastroenterologia (LACM), Fisiologia (LAF), de Ginecologia e Obstetrícia (Lago) e Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LAOT) também marcaram presença nos atendimentos.

De acordo com a coordenadora de estágio, Verônica Prado Disconzi, os acadêmicos de Direito estão no local prestando serviços direito BBde assessoria e consultoria jurídica aos moradores. A partir do problema, a comunidade é orientada e encaminhada para o Núcleo de Práticas Jurídicas da UnirG (NPJ).

A professora destaca a importância da Instituição nessa parceria que colabora para o desenvolvimento da região e beneficia ao aluno praticar seus conhecimentos. “É uma demonstração prática de inserir os alunos no mercado de trabalho, além de possibilitar que a sociedade tenha esclarecimentos jurídicos. É interessante para o estagiário essa vivência, para que ele confira dentro do espaço do morador suas necessidades e desenvolva seu trabalho com maior qualidade”, ressaltou.

O Programa

Com intuito de conhecer de perto as necessidades do bairro, o Prefeito Laurez Moreira, transferiu seu gabinete para o local para ouvir os moradores. O Prefeitura Bairro a Bairro ofereceprefeito BB ainda atendimentos médicos e de enfermagem, serviços de cortes de cabelo, atividades esportivas e de lazer, vacinação  contra raiva canina, testes rápidos para detecção de leishmaniose visceral entre outras ações que são oferecidas a toda comunidade do setor.

De acordo com a Prefeitura, o Prefeitura Bairro a Bairro já está em sua 5ª edição, e esta é a segunda ação deste ano. A expectativa é de promover até junho outras ações em diversos setores de Gurupi.