Estudantes de Enfermagem participam do Comando da Saúde

11 de Março de 2015

Na tarde de hoje, 11, os acadêmicos da disciplina de Urgência e Emergência, do curso de Enfermagem do Centro Universitário UnirG participaram com a equipe do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU), do Comando da Saúde, organizado pela Policia Rodoviária Federal (PRF).

liga“O foco do trabalho foi orientar os condutores quanto à conduta em casos de acidentes em vias públicas. A dinâmica consistiu em orientação verbal e demonstração de simulação de diversas situações que envolvem acidentes de trânsito”, disse a professora da disciplina, Anandra Pizzolato.

Conforme a professora, as orientações prestadas foram: segurança da cena do evento do acidente, não movimentar a vítima do local, chamar por ajuda usando o sistema 192, conduta em grandes sangramentos, eviscerações e objetos encravados.

“Os acadêmicos demostraram aos motoristas como realizar massagem cardíaca, estabilização da coluna cervical com uso de boné e imobilização deenfermagem prf fraturas com material improvisado”, mencionou a professora.

O SAMU forneceu folders que foram entregues aos condutores. O objetivo da ação foi qualificar o leigo para que possa conduzir uma situação de emergência de acidente até que o SAMU chegue ao local.

“Muitas dúvidas foram sanadas pois a maioria dos motoristas já presenciaram situações de acidentes e muitas vezes ficam com dúvidas do que pode e do que não pode fazer naquele momento”, frisou Pizzolato.

Foto: divulgação