Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
11 de Março de 2015
Na tarde de hoje, 11, foi realizado um encontro, na Reitoria do Centro Universitário UnirG, entre os proponentes e participantes do Programa de Residência Médica. A reunião contou com representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), da Comissão Residência Médica-Hospital Regional de Gurupi (Coreme) e da UnirG.
Para a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, “o objetivo foi de fortalecer a parceria e discutir alguns pontos com relação à participação mais efetiva no processo do Programa, enquanto parceiros intelectuais”, disse.
Conforme o Dr. Leonardo Baldaçara, responsável pela articulação e fomento das residências médicas no Tocantins, o encontro foi conclusivo e esclarecedor. “Com a reunião foi possível esclarecer algumas dúvidas e discutir estratégias para a manutenção e ampliação da residência médica em Saúde”, afirmou Baldaçara.
“O momento foi produtivo, um diálogo sobre as competências de cada partícipe do Programa. É necessário que aconteça outras vezes”, disse a Dra. Márcia Valéria Ribeiro de Queiroz Santana, gestora da Superintendência de Formação e Regulação do Trabalho, da Sesau.
De acordo com a presidente da Comissão de Coordenadores dos Programas de Residência Médica/UnirG, Luana Katiúcia de Oliveira Medrado, “ambas as gestões demonstraram a preocupação de consolidar o Programa, tanto em sua qualidade quanto execução”.
Para a professora Sávia Herrera, membro da Comissão da UnirG, “foi demonstrada a importância da capacitação para tutores e preceptores, junto ao Estado, não apenas para médicos mas também para outros profissionais, levando-se a discussão sobre a Residência Multiprofissional”, frisou ela.
Para a secretária geral do Coreme, Elen Alves de Souza, é fundamental a parceria entre as gestões para a continuidade do Programa.
O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho foi representado pela diretora Administrativa e Financeira da UnirG, Danielle Mesquita Ramos de Oliveira. Estiveram presentes também o coordenador da Coreme, Dr. Celso Rocha da Silva; o supervisor do Programa Residência Médica em Cirurgia Geral e coordenador do Curso Medicina, Dr. Wagner Minguini; os representantes dos residentes, o Dr. Brenner Brandão e a Dra. Yoshana Neves Teixeira.
Programa
O Programa de Residência Médica HRG/UnirG foi lançado em janeiro de 2014, com vagas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ortopedia e Traumatologia.
A gestão administrativa dos serviços de saúde do Programa de Residência Médica é do Hospital Geral de Gurupi/Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. A Fundação-Centro Universitário UnirG é parceira intelectual do Programa.