UnirG reúne-se com representantes do Programa de Residência Médica

11 de Março de 2015

Na tarde de hoje, 11, foi realizado um encontro, na Reitoria do Centro Universitário UnirG, entre os proponentes e participantes do Programa de Residência Médica. A reunião contou com representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), da Comissão Residência Médica-Hospital Regional de Gurupi (Coreme) e da UnirG.

residênciareuniãoPara a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, “o objetivo foi de fortalecer a parceria e discutir alguns pontos com relação à participação mais efetiva no processo do Programa, enquanto parceiros intelectuais”, disse.

Conforme o Dr. Leonardo Baldaçara, responsável pela articulação e fomento das residências médicas no Tocantins, o encontro foi conclusivo e esclarecedor. “Com a reunião foi possível esclarecer algumas dúvidas e discutir estratégias para a manutenção e ampliação da residência médica em Saúde”, afirmou Baldaçara.

“O momento foi produtivo, um diálogo sobre as competências de cada partícipe do Programa. É necessário que aconteça outras vezes”, disse a Dra. Márcia Valéria Ribeiro de Queiroz Santana, gestora da Superintendência de Formação e Regulação do Trabalho, da Sesau.

De acordo com a presidente da Comissão de Coordenadores dos Programas de Residência Médica/UnirG, Luana Katiúcia de Oliveira Medrado, “ambas as gestões demonstraram a preocupação de consolidar o Programa, tanto em sua qualidade quanto execução”.

Para a professora Sávia Herrera, membro da Comissão da UnirG, “foi demonstrada a importância da capacitação para tutores e preceptores, junto ao Estado, não apenas para médicos mas também para outros profissionais, levando-se a discussão sobre a Residência Multiprofissional”, frisou ela.

Para a secretária geral do Coreme, Elen Alves de Souza, é fundamental a parceria entre as gestões para a continuidade do Programa.

O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho foi representado pela diretora Administrativa e Financeira da UnirG, Danielle Mesquita Ramos de Oliveira.  Estiveram presentesDSC 0777 também o coordenador da Coreme, Dr. Celso Rocha da Silva; o supervisor do Programa Residência Médica em Cirurgia Geral e coordenador do Curso Medicina, Dr. Wagner Minguini; os representantes dos residentes, o Dr. Brenner Brandão e a Dra. Yoshana Neves Teixeira.

Programa

O Programa de Residência Médica HRG/UnirG foi lançado em janeiro de 2014, com  vagas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ortopedia e Traumatologia.

A gestão administrativa dos serviços de saúde do Programa de Residência Médica é do Hospital Geral de Gurupi/Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi. A Fundação-Centro Universitário UnirG é parceira intelectual do Programa.