Semana Pedagógica reúne professores para discutir perspectivas para educação superior

27 de Janeiro de 2015

Este ano a Semana Pedagógica do Centro Universitário UnirG estará abordando  três eixos da educação no ensino superior: Políticas Públicas de Saúde; Políticas de Desenvolvimento Regional e Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O evento iniciou na noite de ontem, 26, e segue até o dia 30. A solenidade de abertura contou com a apresentação dos alunos da Casa de Cultura, integrantes da Orquestra Jovens de Cordas. O encontro ocorreu no auditório do campus I da UnirG.

semanapedagogica 1

Entre os presentes estavam a reitora, Drª Lady Sakay, a vice-reitora, Janne Marques, representando o Secretário Estadual de Educação, Adão Francisco de Oliveira, estava o professor da Universidade Federal do Tocantins no campus de Arraias Maurício Reis, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ciccinato Mendes, o Secretário Municipal de Educação, Eurípedes Cunha, representando o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, estava a Diretora Administrativa e Financeira, Danielle Mesquista.

Para Lady Sakay, esta é a oportunidade de expor ideias sobre o ensino superior, além de discutir e elaborar planos para o futuro da Instituição.semanapedagogica2 “Esse é o momento de reunir, opinar e unir forças em prol da educação. Durante a Semana teremos palestras, oficinas e fóruns que vão discutir vários temas que fazem parte do cotidiano dos professores. Melhorias que devem ser aplicadas em relação a avaliação no Exame Nacional de Desempenho ao Estudante também serão apresentadas”, disse.

O presidente do CEE, Ciccinato Mendes, ressaltou o desenvolvimento da UnirG ao longo dos anos. “Percebemos que o corpo pedagógico desta Casa tem desenvolvido e obtendo um trabalho relevante ao ensino. O Conselho percebe essa melhoria todas as vezes que está presente na Instituição. Esse evento demonstra o esforço que a UnirG tem em discutir a atual formação pedagógica com qualidade”, destacou.

semanapedagogica4Durante a solenidade ocorreu a palestra “Qualificação pedagógica como fator básico para a melhoria do ensino”, ministrada pelo superintendente de tecnologia e inovação, da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), o professor MSc. Maurício Reis.

A programação de hoje segue com a realização de várias oficinas que serão ministradas nos campi I e II vão abordar temas sobre: Elaboração de projetos para o Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos do Centro Universitário UnirG e cadastro na Plataforma Brasil: teoria e prática; Como ministrar aulas práticas na área da saúde; Instrumentos de avaliação do aluno; Acessibilidade na Educação Superior; Implementações para alavancar a nota do ENADE entre outros.

Na ocasião foi explanado pela Diretora Administrativa e Financeira, Danielle Mesquista, o demonstrativo do planejamento orçamentário da UnirG. O novo Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo, também foi apresentando.

Confira aqui toda a programação da Semana Pedagógica.