Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
23 de Janeiro de 2015
Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário UnirG comemoram o resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2013), do Ministério da Educação (MEC). Ambos os cursos foram conceituados com nota 3.
Os cursos são avaliados a cada três anos e subiram um ponto no conceito referente à última avaliação ocorrida em 2010.
Conforme a reitora da UnirG, Drª. Lady Sakay, um dos principais benefícios da conquista, é que os dois cursos passam a ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e demonstra a melhoria da qualidade do curso.
“É fundamental a adesão e o engajamento dos estudantes no Exame, pois quando a nota é insatisfatória compromete todo o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o nome da Instituição e, sobretudo a classificação do curso”, frisou a reitora.
Lady Sakay destacou também o desenvolvimento contínuo do planejamento dos coordenadores de cursos com relação à melhoria da qualidade de ensino como um dos fatores de êxito no Exame. “Atribuímos o conceito obtido também ao quadro estável de professores e à manutenção dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos cursos. A estabilidade de docentes permite um trabalho pedagógico das coordenações que assegure a melhoria na qualidade do ensino”, afirmou Sakay.
Preparação
Os cursos da UnirG vêm desenvolvendo ações preparatórias para o Exame com aulas, simulados, ciclos de debates, mesas-redondas e adequação de provas.
Desde 2010 o curso de Fisioterapia realiza atividades voltadas para o Exame, com a participação de todos os professores. Já em 2011, foi criada uma Comissão do Enade, composta por três professores que organizam o cronograma de ações.
“Uma das medidas que mais contribuiu para o sucesso do curso no Exame foi a mudança no estilo das provas, que há dois anos, passaram a ser no padrão Enade”, destacou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Sávia Herrera.
“É com alegria e dever cumprido que recebemos o resultado. Os professores se envolveram, os acadêmicos se engajaram e todo o curso se empenhou para a conceituação. A nossa comissão é trocada anualmente e neste semestre traçaremos novas ideias para o próximo Enade”, disse Herrera.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Nicoly Aguiar, o trabalho com os alunos vem sendo de forma intensiva há um bom tempo. “A cada fim de semestre aplicamos o simulado do Enade, baseado nas aulas preparatórias semanais. O intuito é conscientizar e preparar os estudantes para a importância do Exame e o nosso empenho é de melhorar ainda mais essa nota na próxima avaliação”, disse Aguiar.
Com as recentes notas a UnirG passa a ter seis cursos com destaque no Exame. Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo também conquistaram a nota 3 no Enade 2012. Já em 2011, quem ficou com a mesma boa qualificação foi o curso de Ciência da Computação.
O Enade tem por objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).