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12 de Dezembro de 2014
Desde o início do ano, como parte do planejamento estratégico da atual gestão, ocorrem reuniões mensais entre o presidente e os gestores da Fundação UnirG. O objetivo é desenvolver uma gestão participativa, avaliar os resultados, potencializar as atividades, trocar experiências, debater as possíveis dificuldades e, em conjunto, procurar as soluções.
Como fechamento das atividades do ano, este mês os departamentos fizeram a exposição das ações realizadas em 2014. O momento foi de prestação de contas, análise das metas e revelou as diversas ações que estão construindo uma nova fase de crescimento da Instituição.
“Todas as ações permitiram concluir o ano com a receita potencializada, com superávit, ou seja, pagamentos de salário, férias e 13º garantidos para os servidores e professores. Esse resultado foi possível com um trabalho realizado com comprometimento, eficiência administrativa e zelo pelo dinheiro público”, disse o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho.
A UnirG conclui o ano reestruturada para novas ações e investimentos. Os benefícios já são notados desde 2013, quando a Instituição começou uma série de adequações importantes em sua estrutura administrativa. Vários projetos estão sendo elaborados pela Reitoria e a Fundação, com a finalidade de buscar a excelência do ensino e melhorias em todas as áreas.
Um reflexo disso é o constante aumento nas inscrições dos últimos processos seletivos. É uma clara demonstração que o principal público da Instituição, os acadêmicos e os futuros alunos, acreditam nas mudanças administrativas adotadas pela atual gestão.
No ano que vem a UnirG se aproxima de uma nova fase: a transformação. A Instituição fecha esse ano com o planejamento 2015, com a finalidade de otimizar recursos e integrar as ações das áreas acadêmica e administrativa.
O planejamento é realizado com equipes formadas por representantes da Reitoria, Fundação, órgãos de apoio e ainda coordenadores de cursos divididos nas áreas de Educação, Exatas, Ciências Sociais Aplicadas e Saúde.
Ações
Entre as atividades realizadas em 2014 destacam-se reformas estruturais, manutenção criteriosa dos campi, qualificação de pessoal, incentivo às ações sociais e culturais, regularização dos internatos de Medicina, pagamento das progressões aos servidores e adequação das estruturas do Laboratório de Tecnologia Assistiva, entre outras ações.
Nesse ano, mais de 300 pessoas foram assistidas nas atividades da Casa de Cultura. Dentre as modalidades atendidas estão: dança e música, na Orquestra Jovem de Cordas, na Ciranda das Artes (artes plásticas e teatro), coral Tocanto e Guetu (Grupo de Teatro). O departamento promoveu diversas ações como grafite, recitais e mostras em Gurupi, região e em Palmas.
Uma das mais recentes conquistas no setor de informática foi a ampliação do sinal de internet nos campi. O sistema está sendo potencializado, passando de 12 Mega Bytes para 50 Mega Bytes.
Economia e investimento
O comparativo de gastos com energia elétrica, telefonia fixa e água, demonstra economia de mais de R$ 90 mil reais, em relação a 2013. Os resultados foram obtidos com o trabalho de todos os departamentos, juntamente com a campanha Consumo Consciente proposta e executada pela Assessoria de Comunicação.
Segundo o gestor de Almoxarifado, Thiago Henrique, em 2014 houve um aumento na aquisição de materiais de consumo, acervo bibliográfico, equipamentos, móveis e utensílios. “Como os departamentos estão mais estruturados, realizamos mais ações, atendemos a novas demandas e consequentemente houve mais investimentos”, destacou o gestor.
As mudanças resultaram em maior procura de empresas locais para concorrer aos processos licitatórios da Instituição. “Como a UnirG está realizando os pagamentos dos fornecedores em dia, a concorrência nas licitações aumentou, consequentemente melhorando os preços das ofertas”, enfatizou a gestora do departamento de Licitação, Cristyane de Oliveira.
Inovações
No primeiro semestre desse ano foi realizado o V Congresso Científico com apoio integral da Instituição. O evento foi um sucesso e contou com cerca de 7 mil participantes.
No mesmo período, a UnirG adquiriu os detectores de metais que foram utilizados na aplicação das provas do vestibular e provas de concursos. Os servidores do setor de vigilância passaram por treinamentos tornando-se aptos na execução do trabalho.
Outro setor que recebeu apoio na realização do processo seletivo foi o da Comunicação, com investimento em marketing, contribuindo positivamente no aumento da concorrência do vestibular.
Para o presidente da Fundação, as metas também foram alcançadas devido à autonomia de gestão que o prefeito Laurez Moreira proporciona. “Isso é fruto de um trabalho sério, de engajamento de toda a equipe. Em 2015 temos muito que fazer como realizar o concurso público para o quadro administrativo. Acredito que estamos no caminho certo e queremos fazer mais pelo desenvolvimento da UnirG e da nossa região”, conclui Sávio Barbalho.
Fotos: Daniel Júnior