Jornada Pedagógica é comemorada com mostras e circuitos

21 de Novembro de 2014

Está sendo realizada desde a última quarta-feira, 19, a III Jornada Pedagógica do curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG. Na noite de ontem, 20, foi apresentada a IV Mostra de Estágio Supervisionado, com exposição e defesa de banners. Ocorreu ainda a Mostra de Resultados dos Projetos de Extensão, Ceape, Pibid, Prodocência e Life, também com exposição de banners.

pedagogia2O estágio abordou as áreas de Gestão, Docência na Educação Infantil, Alfabetização de séries iniciais.

Segundo o coordenador de estágio de Pedagogia, Audimar Dionizio, ao todo foram expostos 32 trabalhos de alunos do 4º ao 7º períodos de Pedagogia. “No curso, o nosso olhar é voltado para cada um dos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão. Aqui sãopedagogia4 ofertas aos nossos alunos, a capacidade de se transformarem em alunos pesquisadores”, disse o professor.

Ele destacou ainda que “os melhores trabalhos da Mostra serão encaminhados para publicação”.

A acadêmica do 7º período, Maria Célia Pereira de Sousa, supervisionada pela professora Marlene Jalles, apresentou o trabalho A prática pedagógica do professor tradicional frente às novas tecnologias. “O objetivo foi enfatizar sobre a importância de utilizar os recursos tecnológicos na aquisição do processo ensino/aprendizagem”, disse a aluna.

“Durante o meu estágio foi possível observar que os instrumentos tecnológicos nas escolas ainda são deficitários. Os professores sentem-se deslocados por também, não terem o domínio dessas ferramentas ou por simplesmente renegar a evolução da prática pedagógica, preferindo manter técnicas que não atraem a atenção dos alunos, transformando a disciplina em obrigação”, frisou a aluna.

A estudante do 5º período, Eliane Lopes Andrade, apresentou o trabalho A formação docente para a educação infantil e os professores atuantes que não são habilitados na área, supervisionada pela docente Jocelina Abreu.

No meu estágio observei que há professores na rede pública de ensino, que não são habilitados para trabalhar com o público infantil e acabam utilizando metodologias que fogem pedagogia3ao referencial curricular, sem utilizar o lúdico e, isso pode reflerir negativamente no ensino das crianças”, mencionou a aluna.

A comissão avaliadora da Mostra de Estágio Supervisionado 2014/2, foi composta pelos professores avaliadores: Marlene Jales,ped5 Berilo Lopes, Audimar Dionizio, Maria Leci, Joel Pinho e Jocelina Abreu.

Programação de hoje

A partir das 19h30 desta sexta-feira, 21, será a palestra da professora Lucirez Amaral A inserção da Arte nas Propostas Metodológicas do Ensino Fundamental.

Após a palestra, haverá a Mostra de Talentos, com apresentação de vídeo de identificação das escolas; apresentação das práticas pedagógicas e das produções artísticas no palco, além de homenagem a três escolas participantes e divulgação do resultadoI Concurso de Recursos Didáticos Inovadores.

Fotos: Coordenação de Pedagogia/UnirG