Plataforma Exercita ultrapassa 10 mil acessos

11 de Novembro de 2014

Em funcionamento desde agosto, a Plataforma Exercita atingiu mais de 10 mil acessos no mês de setembro. Cerca de 2700 acadêmicos de 15 cursos da UnirG já utilizam a ferramenta, cursando 113 disciplinas ministradas por 53 professores.

Segundo o Núcleo de Ensino a Distância da UnirG (NED), até 20% da carga-horária de cada curso pode ser cursada no sistema semi-presencial, mas as avaliações bimestrais permanecem presenciais.

Os cursos que ministram disciplinas na modalidade a distância por meio da Plataforma Exercita são : Administração, Ciência da computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social / Jornalismo, Direito – Matutino / Noturno, Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas para Internet. Desde março a ferramenta vinha passando por testes, e no segundo semestre passou a ter pleno funcionamento.

Essa modalidade está regulamentada há mais de 10 anos, pela portaria 4059/2004 do Ministério da Educação e permite que o aluno tenha flexibilidade de horários, promove a inclusão social e a motivação do acadêmico. Além disso mostra eficácia porque constitui o aluno como centro da aprendizagem, e tem boa aplicabilidade para as aulas ministradas aos sábados, já que muitos alunos residem em cidades circunvizinhas.

As atividades são realizadas por meio de exercícios, fórum, chat, postagem de vídeos e textos. Para a professora do curso de Educação Física, Danielle Gross, a aceitação da Plataforma tem aumentado gradativamente. “Está crescendo o interesse dos alunos e a participação deles nas atividades propostas na Plataforma. É um instrumento de grande valia e que não traz prejuízos para o aprendizado do estudantes e nem para o trabalho do professor”, afirma.

Segundo o Dr. Ricardo Almeida, gestor do NED, em breve a Plataforma Exercita também será utilizada na oferta de cursos de capacitação. “Devemos avançar na metodologia de uso da ferramenta, com a disponibilização de material de capacitação e na padronização de algumas atividades, como o curso Comunicação e postura para vídeos, que já está em fase de edição final e em breve estará disponível para os docentes da Plataforma”. O curso terá carga-horária de 30h e está sendo produzido pelos professores Ricardo Almeida e Catarina Muniz.

Acessos Plataforma Exercita

Acessos por dia da semana Plataforma Exercita