Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
27 de Outubro de 2014
Amanhã, 28, será a inauguração do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Assistiva do Centro Universitário UnirG (Life/UnirG). A solenidade ocorrerá a partir das 09h no campus I da Instituição.
O projeto visa fazer a integração entre o ensino superior e a educação básica, envolvendo acadêmicos das áreas das licenciaturas e demais áreas e professores e alunos da educação básica, voltados para a educação especial.
De acordo com a coordenadora do Life/UnirG e especialista em educação especial, MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra, o Laboratório é um programa Interdisciplinar de formação de educadores para o fortalecimento das licenciaturas. “Na UnirG ele servirá para o atendimento de tecnologia assistiva em favor da melhorias da qualidade de vida de pessoas que tenham algum tipo de deficiência”, afirmou.
A coordenadora acrescenta ainda que o local irá promover as equidades, ou seja, irá dar condições de igualdade e oportunidade ao conhecimento. “O aluno que tem acesso no ensino regular terá condições plenas de participar e integralizar seus estudos”.
O Laboratório dará condições para que os professores e os profissionais que atuam no atendimento com pessoas que tenham alguma deficiência, da região sul, participem das atividades que serão ofertadas pela Instituição.
Além disso, o Life/UnirG se integrará ao circuito de Laboratórios do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (a ser implantado pelo programa Inova Gurupi, vencedor da 8ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, 2014) para criar produtos, ofertar serviços e desenvolver processos na área de Tecnologia Assistiva.
O Laboratório será equipado para funcionar em dois ambientes. Um deles será o de informática, e o outro será voltado à produção de Tecnologia Assistiva e desenvolvimento de metodologia.
Life
O Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), que tem por finalidade criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. O investimento na UnirG foi de R$ 435.859,85, com recursos aprovados em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A equipe do Life é composta pela coordenadora institucional, a professora MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra e especialista em educação especial, em parceria com as professoras: Sandra de Cássia Amorim Abrão, especialista em Braille, Arlem Chenia Silva Ferreira, especialista em Educação Física Adaptada e Ariane Amorim Abrão, especialista em Libras.