Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
24 de Outubro de 2014
A Enfermagem vem despontando como uma profissão que oferece grande possibilidade de crescimento no mercado de trabalho, com o incremento de várias áreas de atuação. No campo de atuação, o enfermeiro se relaciona com especialistas de outras áreas de formação e por isso ele deve ser capaz de interagir com esses profissionais.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Centro Universitário UnirG, Nicoly Aguiar, o mercado de trabalho é promissor, e busca profissionais qualificados que possam prestar uma assistência de enfermagem humanizada e adequada em todos os ciclos de vida.
“Os avanços e a prática de atuação destacam-se na promoção da saúde, seja por meio de atendimentos em consultórios, clínicas e serviços que visam o melhor-viver ou na recuperação da saúde com atendimentos individualizados ao ser humano (crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos)”, relatou Aguiar.
O enfermeiro pode trabalhar em hospitais; creches; ambulatório; postos de saúde; escolas; asilos; clínicas; empresas privadas e públicas e no atendimento domiciliar.
O Programa da Saúde da Família (PSF) também é outro ambiente aberto para atuação, onde o Enfermeiro age na promoção e prevenção da saúde coletiva. “Temos também cargos de assessoria e gerenciamento tanto na saúde pública, clínicas e hospitais, quanto no campo da pesquisa com destaque nas linhas de saúde do idoso, doenças transmissíveis e agravos não transmissíveis como: hipertensão arterial, cânceres, diabetes e violência doméstica”, completou a coordenadora de estágio Marília Pantoja.
Na UnirG
O curso de Enfermagem conta com o trabalho de um corpo docente qualificado de Doutores, Mestres e Especialistas formados em Instituições de vários cantos do País, que contribuem diretamente com a formação do acadêmico no processo ensino-aprendizagem. Os acadêmicos atuam em diferentes campos durante seus estágios através da parceria do Centro Universitário com Instituições Estaduais e Municipais, que favorecem a capacitação dos estudantes.
Vários trabalhos na Instituição são desenvolvidos com atividades realizadas através de Ligas Acadêmicas com promoção de palestras, coleta de exames preventivos, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, blitz educativas, entre outros procedimentos. Os alunos desenvolvem ainda, atividades através do Projeto de Extensão Boquinha do Bebê em parceria com o curso de Odontologia.
Além disso, para aperfeiçoar o aprendizado os alunos ainda estagiam nas unidades de saúde: Hospital Regional de Gurupi, Unidades Básicas de Saúde, Pró-Rim, SAMU, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Centro de Apoio Psicossocial – CAP, Centro de Apoio Psicossocial aos Usuários de Álcool e Droga – CAPS ADIII e a prática da interdisciplinaridade no atendimento à comunidade, na área de abrangência do PSF/UnirG.
Para Janaína Mota, egressa do curso, a Enfermagem mudou a trajetória da sua vida. Ela conta que morava em Minas Gerais e largou o último período do curso de Educação Física para estudar na UnirG.
“Para ser enfermeiro tem que gostar de cuidar e dedicar sua vida ao próximo. Dois meses antes de me formar, em 2008, eu já consegui emprego e dois anos depois fui aprovada no concurso do Estado, e atualmente trabalho no Hospital Regional de Gurupi. A UnirG não deixa a desejar em relação a nenhuma outra faculdade, não me arrependo nunca de ter me formado aqui, pois a Instituição contribuiu muito para a minha vida.
O curso de Enfermagem da UnirG foi premiado com três estrelas no selo do Guia do Estudante (GE) 2014, uma produção da Editora Abril que indica os melhores cursos superiores do Brasil.
Leia mais sobre a série Profissões