UnirG reúne-se com Conselheiros do TCE para tratar sobre obra do campus I

04 de Setembro de 2014

Na última segunda-feira, 01, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, juntamente com o prefeito Laurez Moreira e equipe, estiveram no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), em Palmas, para analisar a possibilidade da Instituição em retomar a conclusão da obra do campus I.

IMG 4498De acordo com Barbalho, o TCE garantiu que a obra não se encontra embargada e o trabalho pode ser reiniciado, porém, a UnirG foi orientada a adotar providencias, em especial iniciar uma Tomada de Contas Especial.

“Esse procedimento tem por objetivo apurar possíveis danos aos cofres da Instituição relacionados à obra, desde a elaboração do projeto arquitetônico até seu estágio atual”, frisou Barbalho.

O presidente esclarece que é um risco para a UnirG reiniciar esse trabalho sem antes apurar as deficiências da obra e os danos causados. “É necessário quantificar os valores desses danos e, também, identificar com precisão a responsabilidade de cada gestor. Caso contrário, estaríamos assumindo uma coparticipação nesses atos atraindo por consequência todas as sanções cabíveis”, afirmou o presidente.

Barbalho esclarece que o procedimento orientado pelo TCE é complexo e que a UnirG terá que contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho. “Não temos corpo técnico suficiente na Instituição, pois a equipe precisa ser multiprofissional, composta por engenheiros das mais diversas áreas (civil, elétrica, ambiental e hidráulica), além de contador e advogado, dentre outros”, exemplificou o presidente, destacando que a equipe irá apresentar o relatório especificando a responsabilidade em cada área.

Conforme a gestora do Controle Interno da UnirG, Rúbia Caetano, o primeiro passo será a realização do processo de licitação para a contratação da empresa. “A nossa previsão é de que em período máximo de seis meses, o relatório estará concluído para que possamos retomar a obra do campus I”, destacou ela.

A reunião foi presidida pelo conselheiro e vice-presidente do TCE, Manoel Pires dos Santos, com a participação do conselheiro do TCE, Jesus Luiz de Assunção. Acompanharam o presidente Sávio, o procurador jurídico da Instituição, Valdivino Passos e a gestora do Controle Interno da UnirG, Rúbia Caetano.

Foto: Ascom/TCE