Orquestra da Casa de Cultura recebe visita de violinista alemã

03 de Setembro de 2014

Os integrantes da Orquestra Jovem de Cordas, da Casa de Cultura da UnirG, estão vivenciando um intercambio cultural com a musicista Tereza Holzapfel. Ela mora em Berlim e ficará em Gurupi até na próxima semana, período em que participa de ensaios e apresentações com o grupo da Instituição.

musica1Tereza tem 21 anos e cursa Engenharia Ambiental, na TU Berlin (Technische Universität Berlin). Ela toca violino desde os cinco anos e se apresenta nas orquestras de Nürnberg e da instituição onde estuda, além de tocar em igrejas.

“Em 2009 eu fiquei seis meses em Gurupi e nessa temporada conheci a Casa de Cultura musica2da UnirG onde fiz apresentações com a Camerata da Instituição. Agora tive oportunidade de me interagir com essas crianças e adolescentes e estou gostando muito da experiência”, disse Holzapfel.

Para os alunos da Casa de Cultura, o momento está sendo enriquecedor. “Estou achando muito legal ela tocar com a gente, mesmo que por poucos dias, mas é uma experiência muito interessante. A Tereza fala muito bem o Português então dá pra gente fazer perguntas, interagir e aprender muito com ela”, disse a aluna Darana Alchieri, da orquestra Jovem de Cordas.

De acordo com a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho, o convívio dos alunos com a musicista está contribuindo para o crescimento dos integrantes, os tornando mais receptivos no mercado de trabalho, independente da área de atuação que eles escolherem.

“É um contato importante para os integrantes da nossa orquestra pelo fato de estarem percebendo que através desta experiência, eles adquirem vivência desse mundo globalizado, tornando-os jovens mais flexíveis, abertos a mudanças, tolerantes com diferenças e mais maduro musica3para encarar os desafios da vida pessoal e profissional”, disse Carvalho.

O professor Jhonata Araujo destacou que a imersão em outra cultura traz benefícios para os assistidos, “pois proporciona a oportunidade de enxergarem a possibilidade de novos caminhos, adquirindo independência, liderança, vencerem os medos, dentre outros, além de aprender a trocar experiências musicais com pessoas de qualquer país”, frisou ele.

A próxima apresentação de Tereza Holzapfel com a orquestra Jovem de Cordas será nesta sexta-feira, 05, em Dueré/TO. O evento é organizado pelas secretarias de Educação e Saúde daquele município.