Homens participam de palestra sobre câncer de próstata

21 de Agosto de 2014

O Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG realizou no início da noite de hoje, 21, uma palestra voltada para saúde do homem. A ação faz parte da campanha Agosto Azul que busca sensibilizar pessoas do sexo masculino sobre a importância da prevenção de doenças.

DSC 0051A palestra sobre câncer de próstata foi ministrada por acadêmicos do 7º período de Medicina e internos do Programa de Saúde da Família. Logo os pacientes realizaram exames físicos de prevenção contra o câncer de próstata, com o médico urologista Olegário de Souza Lima.

“A idade sugerida para que se comece a fazer o exame é a partir dos 45 anos, isso se o pacienteDSC 0058 não tiver antecedentes. Se houver caso de câncer de próstata na família é indicado que o exame seja iniciado antes”, disse Dr. Olegário.

Hélio Carvalho fez o exame pela primeira vez. “Há algum tempo que eu queria fazer o exame e agora a minha esposa me incentivou a participar dessa campanha. Gostei muito da palestra e aprendi que temos que ficar atentos em alguns sintomas como: dificuldade para urinar, perda da força do jato ao urinar, além de sangue na urina e na ejaculação”, destacou Carvalho.

Conforme a enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF/UnirG), Maria Helena Valim, a previsão do resultado dos exames é para o início de setembro. “Os participantes demonstram bastante interesse e desinibição para fazer as perguntas, demonstrando que o importante é cuidar da saúde, sem rejeição ao exame”, frisou a enfermeira.