UnirG integra o Programa Ciência Sem Fronteiras

21 de Agosto de 2014

Logo Ciencia Sem FronteirasO Centro Universitário UnirG passou a fazer parte do seleto grupo de Instituições de Ensino Superior brasileiras que participam do Programa Ciências Sem Fronteiras, uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), por meio do CNPq e Capes.

A UnirG é a Instituição de nº 154 a ingressar no Programa, que reúne instituições públicas em todo o País. No Tocantins, apenas a Universidade Federal do Tocantins (UFT) já era inscrita no Ciência Sem Fronteiras.

Para ser cadastrada, a UnirG passou por uma avaliação que verificou os cursos oferecidos, a relevância social da Instituição na região, a adesão ao compromisso de divulgação e destaque ao programa, além da qualificação do corpo docente.

“Estamos abrindo as nossas portas para o mundo, para novas culturas e oportunidades. É um mérito para a nossa Instituição e faz parte de uma metas do Programa de Desenvolvimento Institucional da UnirG, mostrando que estamos atentos às políticas educacionais nacionais. Certamente é uma excelente oportunidade para o avanço do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, afirma o reitor da UnirG, Alexandre Ribeiro Dias.

Estudantes de todos os cursos poderão pleitear bolsas de graduação-sanduiche, o que permite ao aluno cursar uma parte da graduação em outro país e estudar o idioma do país sede. Para isso, o acadêmico deve submeter um projeto ou uma produção conforme a chamada da área em questão, que define os critérios para submissão da candidatura do interessado.

Os benefícios incluem mensalidade de bolsa, auxílio-instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde pelo período de 12 meses, podendo ser estendido por mais seis meses quando incluir curso de idioma.

A previsão é de que em todo o Brasil sejam ofertadas até 101 mil bolsas de intercâmbio em quatro anos, com a finalidade de estabelecer parcerias entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

De acordo com a professora Cármen Cassali, coordenadora do Ciência Sem Fronteiras na UnirG, são vários os benefícios para a Instituição e para os acadêmicos interessados em vivenciar uma experiência de estágio no exterior.

“Será muito válido para a região, pois também poderemos receber estudantes de outros países, como já acontece em outras cidades do Estado. Já para o aluno que participar do intercâmbio, haverá uma rica troca de conhecimentos, vivências e um grande incentivo para produção científica. Isso certamente fará muita diferença na carreira profissional”, destacou Cassali.

A equipe do Programa Ciência Sem Fronteiras na UnirG também é composta pelos professores Drª Rise Hank, Drº Nelson Ogawa e PHD Omar Franklin Molina.

Como participar

O aluno da UnirG interessado deve ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação, possuir bom desempenho acadêmico, ter Currículo Lattes atualizado, passaporte vigente,  apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ficar atento às chamadas do Ciência Sem Fronteiras para submissão de projeto. É necessário ainda que tenha cursado pelo menos 20% e no máximo 90% do currículo previsto para a conclusão do curso.

A seleção é feita por meio de análise curricular, o que requer que o aluno esteja preparado. “É considerada a trajetória acadêmica do candidato, como a participação em Congressos e Ligas acadêmicas, programas de iniciação científica, publicações científicas, monitoria em laboratórios e voluntariado. Esses são fatores decisivos para conquistar uma bolsa”, frisa Cármen Cassali.

Ainda segundo a professora, “muitos pensam ser impossível estudar em outro país, mas isso depende apenas do próprio aluno. Ele deve buscar informações, ampliar seu repertório cultural, explorar leituras de publicações científicas, revistas eletrônicas, sites de credibilidade e rigor científico a nível Nacional e Internacional, enfim tudo mais que agregue conteúdo e o auxilie nesse processo. O conhecimento aproxima pessoas de todos os lugares, é necessário somente que haja real dedicação e esforço”.

Os alunos interessados podem agendar um atendimento com a professora Cármen Cassali. O contato pode ser feito pelo e-mail mcassali@hotmail.com ou pelo telefone (63) 3612-7614 (quarta-feira à tarde, quinta-feira (manhã e tarde) e sexta-feira (manhã)).

Para mais informações acesse os sites abaixo:

Logo Ciencia Sem Fronteiras                      Logo Cnpq      Logo Capes

Programa Ciência Sem Fronteiras                  CNPq                                            Capes

Publicações:

Logo Scielo    Logo Cereus   Logo Amazonia   Logo Escrita Cientifica

Scielo                                     Revista Cereus                          Revista Amazônia       Orientações para produção científica

Outros:

Logo Policia Federal

Polícia Federal (procedimentos para emissão de passaporte)

Atualizado em 25/08 - 08h46