Cursos “Filosofia e Cinema” e “Filosofia e Literatura” abrem inscrições

20 de Agosto de 2014

No próximo dia 30 começam os novos encontros dos cursos de extensão “Filosofia e Cinema” e “Filosofia e Literatura”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 29 pelos sites www.apugssind.com.br e  http://lapisvia.tk/

Cada curso tem carga horária total de 120 horas, divididos em quatro etapas de 30 horas cada. Neste semestre serão realizados seis encontros, no auditório da Associação dos professores Universitários de Gurupi (Apug). Podem participar estudantes universitários, professores e demais membros da comunidade em geral.

Este semestre o curso “Filosofia e Literatura – A filosofia através de canções populares, mitos, poemas e romances” inicia um ciclo de quatro etapas, com a proposta de promover reflexões filosóficas e estéticas, sobre temáticas diversas, através da música popular brasileira, da mitologia greco-romana, da obra dos poetas tradicionais e contemporâneos e dos romances da Literatura Universal.

Já o curso Filosofia e Cinema irá abordar a “História, Educação e Existência” por meio das obras cinematográficas que destacam a biografia de alguns filósofos para pensar a filosofia numa linha histórica e, ao mesmo tempo, destacar outros aspectos destes pensadores no seu contexto, fazendo-os convergir para as questões da História, da Educação e Humana. Outros temas como Educação, em suas múltiplas matizes, e o drama da Morte para o ser humano também serão abordados.

Filosofia e Literatura

Coordenadores:

Prof. Me. José Carlos de Freitas

Prof. Me. Fabiano Donato Leite

Duração: 2 anos (2º semestre de 2014, 1º e 2º semestres de 2015, 1º semestre de 2016)

Horário: 13 às18h

1ª Etapa: A filosofia através das canções populares