UnirG entrega premiação aos vencedores do 7º FUC

04 de Julho de 2014

Na manhã de hoje, 04, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, fez a entrega dos prêmios aos vencedores da sétima edição do Festival Universitário da Canção (FUC). O evento foi realizado em maio, durante o V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG.

O primeiro colocado, Éberson dos Santos, foi o único a comparecer ao ato de entrega, que também contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha.Os demais prêmios serão enviados aos campeões a partir de hoje.

Santos é acadêmico do Instituto Federal do Tocantins e venceu o Festival com rap Gurupi pede Socorro. A composição aborda a problemática do consumo de álcool e drogas.

“Por meio da música eu quis me expressar e falar de um assunto tão importante. Não sou cantor, essa foi a primeira vez que cantei essa música em público e foi uma experiência muito válida”, disse Santos, que ganhou o prêmio de R$ 2.000,00.

A maior área de atuação de Éberson é a dança de rua. Há um ano ele coordena o grupo Cia Street Dance de Gurupi, um projeto social que atende cerca de 80 crianças e adolescentes de Gurupi. Segundo ele, o FUC também deu visibilidade a esse projeto.

“O Festival tem um grande público e uma ótima repercussão. Isso fez com que meu trabalho fosse reconhecido, as pessoas passaram a conhecer melhor o Rip Rop, uma arte que pode salvar vidas”, destacou Santos.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha, “o FUC deu destaque a um trabalho que vem sendo desenvolvido na rede municipal pelo Éberson dos Santos, que a utilização da Arte para falar de um assunto tão sério. Estamos felizes pelo sucesso desse trabalho na cidade”.

Para o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, “a UnirG deve investir na formação cultural, com ações que promovam um ambiente cultural fértil na Instituição. Dessa forma estamos contribuindo para uma formação ampliada dos nossos alunos e da comunidade acadêmica em geral”.

Os demais vencedores do 7º FUC são:

2º Lugar

Frederico Rosa Fonseca - UnirG

Música: Hoje eu fui um andarilho

3º lugar

João Batista Baima Junior – UnirG