Educação Física encerra ciclo de debates sobre Enade

03 de Junho de 2014

No último fim de semana foi realizada a etapa final do Ciclo de Debates Ação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para este semestre.

ef3A mesa-redonda abordou Problemas contemporâneos de interesse da Educação Física: sociedade, mídia e copa do mundo no Brasil, ministrada pela professora MSc. Eliana Zellmer Poerschke Farencena.

Durante o semestre foram aplicadas quatro mesas-redondas com a participação de professores do curso e convidados.

“Esse foi um momento favorável de reflexão crítica dos acadêmicos e elencou as temáticas, relacionando o discurso midiático ao momento máximo do futebol mundial para a sociedade brasileira”, afirmou Farencena.

O professor e jornalista Paulo Albuquerque abordou sobre Sociedade e mídia em ano de Copa. Ele frisou sobre os legados da copa no Brasil e o processo de responsabilidade das mídias esportivas de massa. Exemplificou também fatos históricos do jornalismo em copas do mundo.

Já a professora Cármen Cassali falou sobre a ideologia e a herança midiática do futebol no Brasil, convidando os participantes a refletirem sobre costumes, herança familiar, futebol, carnaval, samba e a representação social na nossa nação.

“O objetivo do ciclo de debates foi promover um momento de discussão e aprendizagem dos acadêmicos acerca de temas relacionados às dimensões previstas nas diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) para os cursos de Licenciatura em Educação Física, visando assim prepará-los para o Enade 2014”, destacou Eliana Farencena.