Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
03 de Junho de 2014
A comunidade acadêmica do campus I participou na noite de ontem, 02, do IV Sarau de Cultura Brasileira, do 4º período de Letras do Centro Universitário UnirG.
O Sarau foi aberto pelo Coral Tocanto, da Casa de Cultura da UnirG, sob a regência de Moisés Ribeiro, com a música Planeta Água, de Guilherme Arantes e Cio da Terra, de Milton Nascimento. Em seguida o público prestigiou a Orquestra Jovem de Cordas, do projeto Ciranda das Artes, sob a regência de Jhonata Ferrara Violin, com a 9ª Sinfonia de Beethoven e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.
Na apresentação de flauta da professora Mira Benvenuto, três peças de Chiquinha Gonzaga. Com a poesia Capim Dourado, Juraci Teles representou a Academia Gurupiense de Letras (AGL). Sob o Peso da Cangalha foi cantada pelo professor Paulo Albuquerque, composição dele em parceria com o jornalista e poeta Gilson Cavalcante.
O professor Fabiano Donato recitou poemas de Fernando Pessoa e o acadêmico do 8º período de Letras, Reginaldo Lima, escolheu a música gospel Sangue Cruz para sua interpretação. A noite contou ainda com outras apresentações.
Aprendizado
O Sarau é realizado em todos os semestres e faz parte das atividades da disciplina Cultura Brasileira, do 4º período do curso, ministrada pela professora MSc. Maria Wellitania de Oliveira. “A proposta é de que o acadêmico compreenda na prática o que é cultura de fato, nas mais diversas vertentes”, frisou a professora.
Para o estudante Luis Armando, ajudar na organização do evento foi uma oportunidade de adquirir vivência fora da sala de aula. “O aprendizado foi imenso e, além de conhecer melhor a cultura brasileira passamos a valorizar a cultura regional”, mencionou.
O coordenador do curso de Letras, Alexandre Peixoto, agradeceu o empenho dos estudantes. “O curso tem muito a oferecer; são diversas questões que vão além das disciplinas ministradas em salas de aulas. Momentos como esse nos permite mostrar para a comunidade as ações realizadas aqui”, disse Peixoto.
Participaram do evento o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; o vice-reitor, Victor de Oliveira, representante do reitor Alexandre Dias; o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro; o chefe de gabinete da Presidência, Ronaldo Soares; a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho e o presidente da Asaunirg, Oximano Jorge, dentre outras autoridades.
Para o vice-reitor, o evento é importante não apenas para o curso de Letras como para toda a Instituição. “Parabenizo a todos pela organização e por representar de forma positiva a IES no contexto cultural”, disse Victor de Oliveira.
O presidente da Fundação UnirG falou da visita recente à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que fez com gestores da Instituição para conhecer estruturas de referência nacional. “Na Unicamp vivenciei diversificados atos culturais e, é essa a vivência que queremos trazer para a nossa Instituição”, disse Barbalho.
O presidente destacou ainda que participou do Festival Internacional de Cinema e Vídeo (FICA), em Goiás Velho/GO. “Quero aproveitar e fazer um convite para que seja programada a participação de estudantes da UnirG no FICA e, firmo aqui meu compromisso em ajudar para que essa participação se concretize”, destacou Barbalho.
O Sarau foi encerrado com um lanche de comidas típicas.