Sarau reúne facetas da cultura brasileira

03 de Junho de 2014

A comunidade acadêmica do campus I participou na noite de ontem, 02, do IV Sarau de Cultura Brasileira, do 4º período de Letras do Centro Universitário UnirG.

DSC 0032O Sarau foi aberto pelo Coral Tocanto, da Casa de Cultura da UnirG, sob a regência deDSC 0046 Moisés Ribeiro, com a música Planeta Água, de Guilherme Arantes e Cio da Terra, de Milton Nascimento. Em seguida o público prestigiou a Orquestra Jovem de Cordas, do projeto Ciranda das Artes, sob a regência de Jhonata Ferrara Violin, com a 9ª Sinfonia de Beethoven e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Na apresentação de flauta da professora Mira Benvenuto, três peças de Chiquinha Gonzaga. Com a poesia Capim Dourado, Juraci Teles representou a Academia Gurupiense de Letras (AGL). Sob o Peso da Cangalha foi cantada pelo professor Paulo Albuquerque, composição dele em parceria com o jornalista e poeta Gilson Cavalcante.

O professor Fabiano Donato recitou poemas de Fernando Pessoa e o acadêmico do 8º período de Letras, Reginaldo Lima, escolheu a música gospel Sangue Cruz para sua interpretação. A noite contou ainda com outras apresentações.DSC 0071

Aprendizado

DSC 0012O Sarau é realizado em todos os semestres e faz parte das atividades da disciplina Cultura Brasileira, do 4º período do curso, ministrada pela professora MSc. Maria Wellitania de Oliveira. “A proposta é de que o acadêmico compreenda na prática o que é cultura de fato, nas mais diversas vertentes”, frisou a professora.

Para o estudante Luis Armando, ajudar na organização do evento foi uma oportunidade de adquirir vivência fora da sala de aula. “O aprendizado foi imenso e, além de conhecer melhor aDSC 0076 cultura brasileira passamos a valorizar a cultura regional”, mencionou.

O coordenador do curso de Letras, Alexandre Peixoto, agradeceu o empenho dos estudantes. “O curso tem muito a oferecer; são diversas questões que vão além das disciplinas ministradas em salas de aulas. Momentos como esse nos permite mostrar para a comunidade as ações realizadas aqui”, disse Peixoto.

DSC 0089Participaram do evento o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho; o vice-reitor, Victor de Oliveira, representante do reitor Alexandre Dias; o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro; o chefe de gabinete da Presidência, Ronaldo Soares; a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho e o presidente da Asaunirg, Oximano Jorge, dentre outras autoridades.

Para o vice-reitor, o evento é importante não apenas para o curso de Letras como para toda a Instituição. “Parabenizo a todos pela organização e por representar de forma positiva a IES noDSC 0056 contexto cultural”, disse Victor de Oliveira.

O presidente da Fundação UnirG falou da visita recente à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que fez com gestores da Instituição para conhecer estruturas de referência nacional. “Na Unicamp vivenciei diversificados atos culturais e, é essa a vivência que queremos trazer para a nossa Instituição”, disse Barbalho.

O presidente destacou ainda que participou do Festival Internacional de Cinema e Vídeo (FICA), em Goiás Velho/GO. “Quero aproveitar  e fazer um convite para que seja programada a participação de estudantes da UnirG no FICA e, firmo aqui meu compromisso em ajudar para que essa participação se concretize”, destacou Barbalho.

O Sarau foi encerrado com um lanche de comidas típicas.