Congresso encerra com mais de 7 mil participantes

22 de Maio de 2014

Nos últimos três dias o Centro Universitário UnirG reuniu estudantes, professores, servidores e a comunidade para atividades científicas e culturais. A Instituição realizou na tarde de hoje, 22, a solenidade de encerramento do V Congresso Científico comemorando a adesão da comunidade ao evento.

S1Cerca de 7 mil pessoas circularam no Congresso e o número de inscritos ultrapassou as 2.330 participantes.

A apresentação da Orquestra Jovem de Cordas do Projeto Ciranda das Artes, da Casa deS2 Cultura da UnirG abriu a solenidade de encerramento. Logo em seguida foi apresentado um vídeo sobre os preparativos e as atividades do Congresso.

Para representar o secretário Paulo Massuia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o secretário executivo da Sedect, Marcos Jair de Aguiar, ministrou a palestra Cenários e Oportunidades do Estado do Tocantins.

O secretário abordou sobre novos empreendimentos, parque tecnológico, agronegócios, hidrovia e ferrovia Norte-Sul, dentre outros assuntos e finalizou com agradecimentos. “É uma honra representar a Sedecti neste evento, agradeço pela oportunidade e estamos aqui dispostos a fazer os atendimentos necessários à comunidade”, frisou Aguiar.

Solenidade

s3Participaram da composição da mesa, o reitor MSc. Alexandre Dias, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a presidente da Comissão de Organização Geral do Congresso, Drª Rise Rank, a presidente do Congresso, Drª Karin Collier e o presidente de Honra do Congresso, Dr. Wataro Nelson Ogawa.

“O vídeo exibido nesta tarde emocionou-me ao mostra esses dias vivenciados na nossa Instituição, em especial à vivacidade e a alegria da comunidade acadêmica. É isso que nós queremos, fortalecer cada vez mais o Centro Universitário”, disse Barbalho ao parabenizar o trabalho da Reitoria, organizadores e voluntários.

O professor Ogawa agradeceu a homenagem: “Recebo com grata alegria e satisfação a menção honrosa nesta edição do Congresso Científico por este reconhecimento, não como cientista de grandes feitos, que seguramente não as tenho, porém de um instigador e, junto a colegas igualmente fomentadores agradeço”.

Para Karin Collier, esse foi um momento de incentivo às produções científicas. “Nós estamos de parabéns por realizarmos um eventosu maravilhoso e histórico e, que venha a próxima edição”, destacou.

ScRise Rank comemorou o sucesso do evento. “Nós vencemos e tivemos um excelente retorno da comunidade em visitação, além de que nesse período de preparativos e realização tivemos a oportunidade de ter mais proximidade com todos os envolvidos no processo, conhecendo e trabalhando com pessoas fantásticas”, frisou.

O reitor Alexandre Dias disse que a UnirG acordará de maneira diferente amanhã. “Agradeço a participação da Sedecti nesse encerramento de atividades. O Congresso foi um momento que possibilitou despertar a nossa grandeza em discutir ciência e trabalhando em benefício da região. Aqui fica o legado da nossa gestão”, mencionou Dias.

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação técnica para implantação do projeto Inova Gurupi, uma parceria da Secretaria Estadual dos Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedect), Prefeitura Municipal de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Fundação e Centro Universitário UnirG.

Durante a solenidade, ouve também a entrega de medalhas para acadêmicos de Medicina, vencedores em várias categorias, no 2º Jogos entre Faculdades de Medicina do Norte do Brasil (Intermed), realizado de 15 a 18 deste mês, em Porto Nacional.

A Atlética Carrasca de Medicina fez a apresentação final. O evento terá ainda nessa noite, o Festival Universitário da Canção da UnirG (FUC).