Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

UnirG terá laboratório interdisciplinar para atendimento em educação especial


28 de Abril de 2014



O Projeto Laboratório de Tecnologia Assistiva do Centro Universitário UnirG já está em fase de aquisição dos materiais necessários para estruturação do laboratório  de educação especial. 

  

O projeto integra o Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), com a finalidade de criar laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. O investimento será de R$ 435.859,85 com recursos aprovados em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  

O objetivo do projeto é desenvolver produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas elife serviços para promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social na área da educação.

 

O laboratório irá atender alunos dos seguintes cursos de licenciatura: Educação Física, Letras e Pedagogia, além dos acadêmicos de outros cursos da UnirG que necessitam de algum atendimento especializado.

 

“Os professores vão se reunir e pensar na metodologia de trabalho que cada curso irá desenvolver, com ações diagnosticadas conforme a necessidade de cada aluno”, explicou a professora Adriana Terra, coordenadora do Life/UnirG.

 

Estruturação

 

Já estão sendo adquiridos materiais didáticos pedagógicos; mobiliário; equipamentos para informática e recursos de Tecnologia Assistiva para a implantação do Life. 

 

imagem do lifeO Laboratório será equipado para funcionar em dois ambientes. Um deles será o de informática, que servirá ao atendimento de inclusão digital, constituído em um espaço para acesso a Tecnologias Assistivas com bancadas, computadores, lousa digital, impressora Braille e softwares de base voltados à temática.

 

 

Já o segundo ambiente será voltado à produção de Tecnologia Assistiva e desenvolvimento de metodologia. “Este espaço será composto por material didático pedagógico, jogos educativos e equipamentos direcionados a atividades educativas. Os dois espaços ofertarão serviços para a comunidade acadêmica, sociedade gurupiense e da região sul”, afirmou a coordenadora.

 

O funcionamento do laboratório está previsto para iniciar a partir do próximo semestre.

 

A equipe do Life é composta pela coordenadora institucional, a professora MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra e especialista em educação especial, em parceria com a professoras: Sandra de Cássia Amorim Abrão, especialista em Braille, Arlem Chenia Silva Ferreira, especialista em Educação Física Adaptada e Ariane Amorim Abrão, especialista em Libras.






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais