Curso de Farmácia faz campanha de doação de vidros para armazenar leite materno

25 de Abril de 2014

Sabe aquele recipiente de vidro com tampa de plástico que você usa na sua cozinha? Pois é, ele pode fazer uma grande diferença na sobrevida de um recém-nascido. Por isso, a coordenação do curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG, em apoio ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Gurupi (HRG), está arrecadando embalagens no campus II da Instituição.

banco de leite humanoDe acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano de Gurupi,  enfermeira Gisela Guadalupe, os vidros com tampas de plástico são ideais para o armazenamento do leite das lactantes que são doadoras voluntárias. A demanda de frascos em Gurupi em média é de 50 unidades por mês.

“Esse tipo de vidro é o único resistente ao processo de pasteurização, os demais são suscetíveis a proliferação de bactérias. Por isso os recipientes indicados são as embalagens de maionese e café solúvel. Alguns dos vidros que recebemos não se encontram em condições adequadas e temos que descartá-los”, explicou Guadalupe.

Depois de recebidos, os recipientes passam por um processo intensivo de limpeza e esterilizaçãoEm seguida, o leite é catalogado, pasteurizado, rearmazenado e posteriormente distribuído por todo o Estado do Tocantins. O destino do leite são as UTI’s neonatais que atendem bebês prematuros recém-nascidos e/ou cujas mães não podem amamentar.

“Necessitamos das doações de maneira constante, pois temos por objetivo de promover o aleitamento materno e coletarmos o leite das doadoras. O número de recipientes doados ainda não tem sido suficientes. Em Gurupi, temos sete mulheres cadastradas no programa e somente em março arrecadamos mais de 25 litros do leite” afirmou a coordenadora.

A coordenação de Farmácia da UnirG aderiu a campanha e convoca toda a Instituição para também participar desta causa, doando os frascos. “Se cada um nós fizermos um pouquinho, com certeza estaremos contribuindo na formação do caráter dos nossos acadêmicos. Pretendemos que eles enxerguem e se sensibilizem com a necessidade do próximo, pois é um gesto simples que pode salvar vidas”, reforçou o coordenador do curso, Anderson Villas-Boas.

Além do ponto de coleta no campus II da UnirG (coordenação de Farmácia), o doador poderá também entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Gurupi, localizado no HRG.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (63) 3315- 0258 ou pelo e-mail blh.hrg@saude.to.gov.br.