Diretor do Guetu participa do Fórum Shakespeare

22 de Abril de 2014

O diretor presidente do Grupo de Teatro da UnirG (Guetu), Cristiano Cabral, foi selecionado pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc) para participar do Fórum Shakespeare. O evento ocorre entre os dias 23 a 30 de abril, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

cabral1Apenas dois artistas do Tocantins foram escolhidos pela Seduc por serem considerados os mais atuantes no campo das artes cênicas tocantinenses com idade até 30 anos.

O Fórum Shakespeare tem como objetivo celebrar o legado do escritor britânico para o teatro e a literatura, promovendo o intercâmbio cultural, artístico e educativo entre ocabralguetu Brasil e o Reino Unido. Durante a semana ocorrerão várias atividades como: oficinas teatrais, seminários, mesas redondas e uma exposição da brasileira Ellie Kurtz, fotógrafa oficial da Royal Shakespeare Company.

Quarenta atores e diretores serão selecionados para participar das oficinas artísticas ministradas pelo premiado ator Greg Hicks e pelo diretor Michael Corbidge, ambos do Royal Shakespeare Company. Hicks é um dos principais atores clássicos de sua geração e trabalha com a Royal Shakespeare Company e com o Royal National Theatre nos últimos 30 anos.

O Fórum é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil.

Sobre o Fórum Shakespeare

Amor, guerra, corrupção, poder, liberdade. Por que a obra de Shakespeare é tão atual? Após 20 anos, o Fórum Shakespeare retorna ao Centro Cultural Banco do Brasil para explorar e repensar o legado do mais famoso dramaturgo do mundo. E claro, para celebrar o 450º aniversário.

Através do uso das artes teatrais e de textos clássicos do bardo, o Fórum pretende inspirar artistas e plateias com um programa de atividades intenso, criativo e contemporâneo.

O Fórum traz grandes nomes da academia e do teatro internacional, como a diretora malaia Jo Kukathas, os diretores Vik Sivalingam e Helen Leblique, ambos da Royal Shakespeare Company, e a professora Bridget.

Escolme, da Queen Mary University of London, para um série de oficinas teatrais, seminários, palestras e masterclasses. Uma instalação inédita da fotógrafa Ellie Kurttz apresenta montagens de Shakespeare nos palcos das maiores companhias teatrais do Reino Unido.

O Fórum faz parte do programa Transform do British Council e conta com o apoio do Arts Council England, Queen Mary University of London, The University of Warwick e da Fundação Nacional de Artes - Funarte.