UnirG realiza primeira aula inaugural de Engenharia Civil

11 de Abril de 2014

O dia do engenheiro civil, comemorado em 10 de abril, foi a data escolhida para oficializar a aula inaugural do curso, no Centro Universitário UnirG. A solenidade ocorreu na noite de ontem, no auditório do campus I.

turma engA aula contou com a presença do reitor Alexandre Dias, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o vice-reitor Victor de Oliveira, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rise Rank, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, o coordenador do curso de Engenharia Civil, Antônio Jerônimo Netto, o professor Evaldo Rêgo, dentre outras autoridades.

O representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Tocantins (CREA-TO), Luis Cláudio Weber, ministrou a palestra “Atribuições do engenheiro civil – deveres e atuação profissional”.

Weber abordou, dentre outros itens, o exercício ilegal da profissão. “Após concluir a graduação, o egresso deve se registrar ao Conselho. Para o exercício legal da profissão é exigido esse registro, pois sem ele será apenas bacharel em Engenharia”, disse o palestrante.

Solenidade

Para o coordenador Dr. Antônio Netto, o curso tem uma proposta diferenciada que além de contribuir para o desenvolvimento urbano, tambémeng prefeito se preocupa com o meio ambiente, promovendo assim o desenvolvimento sustentável. “Engenharia Civil é a mola motriz do progresso de um país, nada é construído sem a presença de um engenheiro”, disse Netto.

O coordenador destacou ainda, a estrutura física do curso. “Com apenas três meses de funcionamento o nosso curso já conta com quatro laboratórios (de Química, de Física, de Desenhos Técnicos e de Informática) e para o ano que vem já estamos planejando a implementação de outros laboratórios, além da aquisição de mais livros para a Biblioteca”, afirmou.

O reitor agradeceu a confiança dos acadêmicos pela escolha da Instituição e ao apoio do prefeito Laurez Moreira na criação do curso.

O presidente Sávio Barbalho também agradeceu ao incentivo do Executivo Municipal e frisou que a área é importante para o desenvolvimento da região. Deu as boas-vindas aos alunos e fez o convite para que todos participem do V Congresso Científico da UnirG, a ser realizado de 20 a 22 eng reitorde maio.eng savio

O prefeito Laurez Moreira destacou que o sucesso de uma profissão é ser exercida com prazer. “Estamos trabalhando para que a UnirG seja referência no País e para que os profissionais formados aqui se destaquem pela vocação e pelo prazer em fazer aquilo que gostam”, frisou Laurez.

Durante a solenidade foi apresentada a equipe da Associação Atlética de Engenharia Civil da UnirG – Muralha. “Estou gostando muito do curso, e por ser a primeira turma estamos todos muito envolvidos. A nossa intenção na Atlética será de proporcionar interação, informação e representar todos os estudantes do curso”, disse a acadêmica Isla Pessoa.