Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
13 de Fevereiro de 2014
Fernando Pereira Beserra, formado em Farmácia pelo Centro Universitário UnirG em 2011, foi aprovado na seleção para o curso de Doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu.
Atualmente Beserra está concluindo o curso de Mestrado pela mesma Instituição e desenvolvendo projeto de pesquisa na área de farmacologia de produtos naturais com ênfase em doenças gastrointestinais e processos inflamatórios. Ao longo do curso de Doutorado pretende trabalhar com farmacologia cardiovascular e bioquímica.
"Estou muito feliz diante das tantas oportunidades que essa aprovação me trará, por poder continuar fazendo pesquisa em uma universidade de excelência. Essa aprovação é resultado de muito esforço e dedicação e uma certeza de que realmente é a carreira acadêmica que desejo seguir”, afirmou Fernando.
Juntamente com o seu orientador, Prof. Carlos Alan Candido Dias Junior, Fernando está propondo ainda parcerias com o Department of Emergency Medicine and Cellular and Integrative Physiology, Indiana University School of Medicine, Indianápolis, Estados Unidos, e com o Department of Emergency Medicine, Carolinas Medical Center, Charlotte, também nos Estados Unidos.
O projeto de Doutorado se encontra submetido à Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), com objetivo de aquisição de bolsa e financiamento de estágio de pesquisa no exterior.
Trajetória
Durante a graduação na UnirG, Fernando participou de estágio de iniciação científica, trabalhando com etnobotânica e plantas medicinais usadas em comunidades rurais - Assentamento Vale Verde-Tocantins. Essa experiência, segundo ele, foi importante por ser o primeiro contato com a área científica.
“Os desafios enfrentados com êxito até aqui são graças a minha busca incessante, esforço e, principalmente, ao preparo e incentivo que tive desde o início pelos professores do curso de Farmácia. Agradeço em especial as professoras Nelita Bessa e Elisângela Nunes, que me apresentaram o mundo da pesquisa, além da própria UnirG em termos de pesquisa e graduação”, disse.
Para os próximos anos, Fernando pretende retornar ao Tocantins e contribuir com outros estudantes que desejam obter êxito na área acadêmica.
“Meu objetivo é concluir o doutorado e voltar para Gurupi para ser professor da UnirG. Entendo que a necessidade de professores da área Farmacologia é grande e a Instituição precisa de profissionais para ajudar os discentes na área da pesquisa”, finalizou.
Foto/arquivo pessoal