Egresso do curso de Farmácia é aprovado em Doutorado na Unesp

13 de Fevereiro de 2014

fernandobeserraFernando Pereira Beserra, formado em Farmácia pelo Centro Universitário UnirG em 2011, foi aprovado na seleção para o curso de Doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu.

Atualmente Beserra está concluindo o curso de Mestrado pela mesma Instituição e desenvolvendo projeto de pesquisa na área de farmacologia de produtos naturais com ênfase em doenças gastrointestinais e processos inflamatórios. Ao longo do curso de Doutorado pretende trabalhar com farmacologia cardiovascular e bioquímica.

"Estou muito feliz diante das tantas oportunidades que essa aprovação me trará, por poder continuar fazendo pesquisa em uma universidade de excelência. Essa aprovação é resultado de muito esforço e dedicação e uma certeza de que realmente é a carreira acadêmica que desejo seguir”, afirmou Fernando.

Juntamente com o seu orientador, Prof. Carlos Alan Candido Dias Junior, Fernando está propondo ainda parcerias com o Department of Emergency Medicine and Cellular and Integrative Physiology, Indiana University School of Medicine, Indianápolis, Estados Unidos, e com o Department of Emergency Medicine, Carolinas Medical Center, Charlotte, também nos Estados Unidos.

O projeto de Doutorado se encontra submetido à Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), com objetivo de aquisição de bolsa e financiamento de estágio de pesquisa no exterior.

Trajetória

Durante a graduação na UnirG, Fernando participou de estágio de iniciação científica, trabalhando com etnobotânica e plantas medicinais usadas em comunidades rurais - Assentamento Vale Verde-Tocantins. Essa experiência, segundo ele, foi importante por ser o primeiro contato com a área científica.

“Os desafios enfrentados com êxito até aqui são graças a minha busca incessante, esforço e, principalmente, ao preparo e incentivo que tive desde o início pelos professores do curso de Farmácia. Agradeço em especial as professoras Nelita Bessa e Elisângela Nunes, que me apresentaram o mundo da pesquisa, além da própria UnirG em termos de pesquisa e graduação”, disse.

Para os próximos anos, Fernando pretende retornar ao Tocantins e contribuir com outros estudantes que desejam obter êxito na área acadêmica.

“Meu objetivo é concluir o doutorado e voltar para Gurupi para ser professor da UnirG. Entendo que a necessidade de professores da área Farmacologia é grande e a Instituição precisa de profissionais para ajudar os discentes na área da pesquisa”, finalizou.

Foto/arquivo pessoal