Inicia a Semana Pedagógica da UnirG

22 de Janeiro de 2014

A abertura oficial da Semana Pedagógica do Centro Universitário UnirG foi realizada na manhã de hoje, 22, no Anfiteatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi. Professores, coordenadores, gestores e autoridades locais prestigiaram o evento que tem por objetivo discutir as ações que são desenvolvidas no âmbito da Instituição.

semanapedagogicaFizeram parte da composição da mesa diretiva, o prefeito municipal, Laurez Moreira, a deputada federal, Dorinha Seabra Rezende, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, e a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rise Rank.

O reitor iniciou agradecendo a presença de todos e dando boas vindas aos professores aprovados no concurso. Destacou ainda diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano que se findou. “Estamos avançando, pois muitas ações foram almejadas, como os atendimentos em nossos centros de aplicações de estágios que tiveram um aumento de 12%, beneficiando assim a nossa população. Novos cursos foram lançados, novos alunos foram conquistados. Sabemos que os desafios somente serão vencidos com nossa dedicação, e acredito que estamos conseguindo com a colaboração de todos”, afirmou Dias.

Para Sávio Barbalho a Semana Pedagógica é um momento importante para a acolhida dos professores que retornam às atividades. “Aqui é possível apresentar o panorama do ano que passou e demonstrar as propostas para o ano seguinte. Em razão do concurso público para docentes, novos colegas se integram ao nosso quadro e o encontro é uma forma de interagir e apresentá-los os trabalhos que serão desenvolvidos na UnirG”, declarou o presidente.

O professor Jean Carlo Ribeiro acrescentou que a ideia do evento está além de ser um momento para dar as boas vindas aos professores, pois a proposta também é de promover um encontro com discussões das questões latentes no cotidiano do Centro Universitário.

“Serão realizadas dez oficinas, dentre as quais os temas abordados foram sugeridos pelos professores em reuniões ocorridas com as coordenações. Serão discutidas desde ensino a distancia, diário eletrônico, situações pedagógicas da Instituição até ferramentas utilizadas diariamente no campo de trabalho dos docentes”, declarou o pró-reitor.

Já a deputada federal em seu discurso elogiou a UnirG e ressaltou a importância da Instituição para o desenvolvimento do Estado. “Fiz questãounnamed de estar presente pelo respeito e carinho que tenho pela história da UnirG. Ao longo da minha carreira sempre acompanhei as lutas do Centro Universitário, sei o quanto a UnirG foi importante para o norte de Goiás. Sem dúvida nenhuma ela foi essencial para a formação de muitos profissionais que hoje fazem a história para o desenvolvimento do nosso Tocantins”, disse Dorinha Seabra. Na ocasião a deputada ainda se colocou a disposição para colaborar com as lutas da Instituição.

Após os pronunciamentos, as atividades seguiram com a apresentação da “Contextualização do Centro Universitário e projeções para 2014”. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Drª Rise Rank, falou sobre as pesquisas desenvolvidas e sobre o congresso científico que será realizado este ano. O professor Me. Antônio Roveroni e o presidente da Comissão Organizadora do Concurso Docente da UnirG, professor Me. Paulo Henrique Mattos também falaram sobre projetos e o processo do concurso público.

Durante a tarde e a noite a programação segue, com reuniões entre professores e coordenações que vão discutir ações pedagógicas que serão desenvolvidas em 2014. Já nos dias 23, 24 e 27 serão realizadas oficinas, no campus II da UnirG, para os professores. Os temas abordados são voltados para as necessidades apontadas pelas coordenações dos cursos.