UnirG será a IES responsável pela residência médica no sul do Estado

21 de Janeiro de 2014

Na tarde de ontem, 20, os gestores da Fundação e Centro Universitário UnirG estiveram reunidos com a Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva, para firmarem uma parceria em prol da oferta da Residência Médica no sul do Tocantins. O encontro ocorreu em Palmas, com intuito de que a UnirG seja a Instituição de Ensino Superior (IES) responsável .

Sesau unirg 1Estiveram presentes o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, o pró-reitor de graduação e extensão da UnirG, Jean Carlo Ribeiro e o diretor do Hospital Regional Público de Gurupi, Reinhard Lanjen.

Serão oferecidas seis vagas, sendo duas nas áreas de obstetrícia, duas para ortopedia e duas para clínica cirúrgica. A proposta da Sesau foi para que a UnirG, a pedido do Hospital Regional Público de Gurupi, seja a Instituição Matriciadora, a responsável pela gestão acadêmica da especialização em residência médica na cidade.

De acordo com o pró-reitor da UnirG está previsto para essa semana a publicação do edital para seleção dos candidatos. Podem se inscrever médicos de todo o território nacional.

“Esse passo não é somente importante para a valorização do nosso curso de Medicina, mas principalmente por cobrir lacunas dessas especialidades para a melhoria do atendimento em nossa região”, falou Jean Carlo Ribeiro.

O valor da bolsa é de R$ 2.876 mensais que será paga pela UnirG. Em contrapartida a quantia será abatida no valor do convênio existente entre Sesau e UnirG, pago ao Estado pela oferta de estágios e internatos oferecidos aos acadêmicos da Instituição.

“Para a UnirG essa parceria é muito importante, pois é mais um serviço que será prestado a sociedade. Esse convênio firmado tem validade apenas para esse ano, viabilizando a implantação das aulas a partir de marco. Em 2015 o curso passa a ser oferecido pelo governo federal”, ressaltou Sávio Barbalho.

Residência Médica

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. (*)

(Com informações do site http://portal.mec.gov.br/)*

(Foto: Da esquerda para a direita - Alexandre Dias, Reinhard Lanjen, Vanda Paiva, Sávio Barbalho e Jean Carlo Ribeiro)