Casa de Cultura UnirG: 10 anos promovendo Arte e Cidadania

19 de Dezembro de 2013

Em setembro de 2003 a batuta do maestro Othonio Benvenuto começou a reger uma obra que ainda hoje ressoa belos acordes na vida de muitos músicos, pintores, atores e bailarinos: a Casa de Cultura da UnirG. Este ano o órgão completa uma década de fundação, e comemora o êxito de um projeto que tem contribuído para a formação de crianças e adultos por meio do ensino das Artes.

A Casa de Cultura oferece aulas de teatro infantil, teatro juvenil/adulto, dança (Balé e Melhor Idade), música instrumental e canto coral (Coral Tocanto).

Em 2012, por meio de uma parceria com a iniciativa privada, um projeto inovador, o Ciranda das Artes, presenteou Gurupi com a primeira Orquestra Jovem de Cordas da cidade. O projeto mantém ainda turmas de Artes Plásticas, difundindo esperança e beleza na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino. As mantenedoras são as empresas gurupienses Construtora Asas, Madesil, Madeireira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista.

No campo das artes cênicas destacam-se o Guetu (Grupo de Teatro da UnirG), que já participou de editais do Ministério da Cultura e Funarte, com ampla repercussão em 2011 e 2012, com a circulação da peça “TO em Cena”.

Atualmente são cerca de 280 alunos assistidos e, ao longo dos últimos dez anos, este número já ultrapassa os 1.500. A grandeza do projeto tem como pano de fundo a proposta de promover a formação cidadã, o acesso ao conhecimento e democratização do ensino das diferentes modalidades artísticas.

“Aqui as pessoas estão modificando a forma como enxergam e ouvem o mundo. Tornam-se mais sensíveis a tudo que acontece ao redor e passam a ser cidadãos mais críticos e conscientes”, afirma a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho.

Moisés Ribeiro, professor da Casa de Cultura desde 2002, destaca a relevância do órgão para Gurupi e região. “Alguns dos nossos ex-alunos hoje são professores aqui e em outras cidades. Eles multiplicam o que aprenderam e perpetuam a difusão do conhecimento”. Atualmente Ribeiro é regente do Coral Tocanto e instrutor de flauta transversal.

A Casa de Cultura também é parceira de outras entidades como escolas públicas estaduais e municipais, Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), APAE e coordenações de cursos da UnirG.

Em dezembro foi realizado um evento em comemoração aos 10 anos de existência da Casa de Cultura, com apresentações dos alunos e professores de música, teatro e mostra de Artes Plásticas.

A Casa de Cultura está localizada no Centro Administrativo da UnirG, na avenida Pará, Setor Engenheiro Waldir Lins II.