Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Professora de Odontologia participa de publicação em livro


12 de Dezembro de 2013



Nayene Leocádia Manzutti Eid, professora do curso de Odontologia, do Centro Universitário UnirG, publicou dois capítulos no livro “AVC da Pesquisa à Aplicação Clínica”. A obra foi organizada por pesquisadores do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Dra Nayene Eid e Dr Li MinO livro foi lançado em novembro, durante o XII Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, em Fortaleza/CE. Os títulos dos capítulos são: “Alterações Periodontais como Fatores de Risco para o AVC” e “Aspectos das Calcificações Distróficas da Região Bucomaxilofacial em Radiografias Panorâmicas”.

 

“Com imensa alegria recebi o convite do Prof. Dr Li Li Min, neurologista da Unicamp, para escrever dois capítulos deste novo livro. Foi uma conquista pessoal, que atribuo também à Instituição, que passa a ser representada com mais uma produção nacional, servindo também de incentivo para os nossos acadêmicos”, frisou Manzutti.

 

Nayene Manzutti é doutora em Fisiopatologia Médica, pela Unicamp, e já publicou outros artigos científicos e capítulos de livros com a mesma equipe.

 

Capítulos

 

O capítulo “Alterações Periodontais como Fatores de Risco para o AVC” faz um alerta para o fato de que, algumas infecções bucais podem comprometer negativamente a saúde integral de um indivíduo, atingindo outros órgãos do corpo, podendo levar à morbidade, de tal modo que não são somente os dentes que estão em risco.

 

A professora explica que a doença periodontal, por exemplo, está associada ao aumento do risco para eventos sistêmicos, incluindo aslivro doenças cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Cada vez mais estudos vêm sendo realizados para concluir esta associação. À medida que estes estudos são confirmados e esclarecidos, os profissionais da área odontológica, e também os médicos, assumem uma nova responsabilidade com seus pacientes”, disse Manzutti.

 

Já, o capítulo “Aspectos das Calcificações Distróficas da Região Bucomaxilofacial em Radiografias Panorâmicas”, ressalta que a presença de placas que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos, em indivíduos clinicamente assintomáticos, é frequentemente associada com o desenvolvimento do AVC, à doença da artéria coronária (angioma e infarto do miocárdio) e a morte.

 

“O cirurgião dentista assume relevada importância no diagnóstico inicial deste tipo de paciente, uma vez que a detecção precoce e subsequente encaminhamento do paciente ao médico especialista para realização de tratamento apropriado irão contribuir na redução da incidência de AVC’s. Essa detecção precoce dos sinais é feita por meio de exames de imagem de rotina, tais como as radiografias panorâmicas”, destacou a professora.

 

Foto: Divulgação - Drª Nayene com o Dr Li Li Min






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais