Capes aprova projeto da UnirG sobre Educação Inclusiva

02 de Dezembro de 2013

O projeto Formação Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Centro Universitário UnirG, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto é objeto do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência Edital de seleção 19/2013.

O objetivo da proposta apresentada pela UnirG é de desenvolver estratégias para o aperfeiçoamento profissional dos docentes das licenciaturas, à criação de metodologias inovadoras e materiais didático-pedagógicos dos licenciandos, na perspectiva da promoção da funcionalidade de alunos com deficiência no ambiente escolar.

A equipe do projeto é composta pela coordenadora institucional, a professora MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra em parceria com as professoras Sandra de Cássia Amorim Abrão e Arlem Chenia Silva Ferreira.

A liberação de crédito a ser repassado a UnirG pela Capes, para a execução do projeto será de R$ 123.695,80. Dentre as atividades previstas serão realizados estudos de casos de alunos com deficiência, matriculados em turmas de alfabetização e também a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O Projeto será desenvolvido de janeiro de 2014 a janeiro de 2016. Os professores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UnirG), das escolas campo de atuação dos subprojetos de Letras e Pedagogia aplicarão o Fluxograma de Ajudas Técnicas.

De acordo com professora Adriana Terra, o projeto apresenta relevância pela melhoria das licenciaturas na UnirG, a partir da inovação de ações de cooperação entre as graduações de Educação Física, Letras e Pedagogia.

“Haverá significante melhoria das licenciaturas, pela promoção de atividade integrada em Educação Inclusiva, para formação dos docentes formadores e dos futuros professores com a oferta de práticas contextualizadas, favorecendo uma análise contínua dos projetos pedagógicos desses cursos”, afirmou a professora.

Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes que tem por finalidade, o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

O Resultado pode ser acessado no endereço eletrônico: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/prodocencia

(*)

*Com informações do http://www.capes.gov.br/