Inscrições abertas para o VI Festival Universitário da Canção

31 de Outubro de 2013

A sexta edição do Festival Universitário da Canção veio com novidades, a parceria do Centro Universitário UnirG com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) na realização do evento musical. As inscrições estão abertas até o dia 22 de novembro, e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.gurupi.uft.edu.br/inscricao. O Festival ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de dezembro e somente estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior do Tocantins podem participar.

Logo FUCCom o objetivo de fomentar a produção e difusão musical no âmbito universitário do Tocantins, as duas maiores Instituições de Ensino Superior do sul do Estado se uniram para promover esta edição. “Vejo importante essa parceria, pois o objetivo de ambas é similar. Nossa ideia é promover o intercâmbio cultural entre as Instituições de Ensino Superior do Tocantins, e assim contribuir para a produção da música tocantinense valorizando os novos talentos”, disse um dos organizadores, o professor de Jornalismo Paulo Albuquerque.

As canções selecionadas devem ser inéditas de compositores residentes no Tocantins, as quais poderão ser interpretadas por outro artista. “Os compositores não precisam ser universitários, mas os intérpretes devem ser acadêmicos. O FUC é aberto, por não ter nenhuma pré-definição quanto ao gênero musical”, esclareceu Albuquerque. Cada canção poderá ter até três instrumentistas não-universitários.

Para participar o artista-proponente deverá preencher online a Ficha de Inscrição e encaminhar, por email, os seguintes documentos: cópia da letra da música, gravação da música em mp3, comprovante de endereço, RG, CPF, comprovante bancário e termo de autorização de som e imagem – intérprete e/ou termo de autorização para fixação de obra litero-musical devidamente assinado pelos compositores das músicas no modelo fornecido anexo ao Edital. Em caso de universitários, deverão anexar ainda comprovante de matrícula, ou equivalente, vigente. A ausência de qualquer um destes itens invalidará a inscrição.

O Festival oferecerá a cada classificado um auxílio financeiro de R$ 250, até 15 dias após a divulgação dos classificados para a etapa final do FUC, prevista para ocorrer até dia 27 de novembro.

Os vencedores serão distribuídos os seguintes prêmios: A canção premiada em primeiro lugar receberá R$ 3.000; O segundo lugar receberá R$ 2.000 e o terceiro lugar receberá R$ 1.000. Já a canção premiada como música mais popular (escolhida pelo público) e o melhor intérprete receberão um troféu.

Esse ano a UFT surgiu como parceira do evento em comemoração aos 10 anos do campus da Instituição, em Gurupi.  “Essa parceria só veio acrescentar ao Festival, pela UFT ter uma assinatura de peso e vir agregar à nossa proposta. A UnirG recebe de bom grado esse convite e está muito feliz com essa união”, afirmou o presidente da Fundação UnirG, Sávio Babalho.

O FUC existe desde 2001, e já realizou cinco edições promovidas pela Fundação UnirG. Além da UFT, esta edição conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi.

Mais informações sobre o FUC confira o edital disponível aqui.