Cursos desenvolvem ações para sensibilizar alunos sobre a importância do Enade

30 de Outubro de 2013

No próximo dia 24 de novembro, os acadêmicos concluintes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina, de Instituições de Ensino Superior de todo Brasil, farão as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Os cursos do Centro Universitário UnirG também estão se preparando para o Exame. Na Instituição foram compostas comissões de professores que ficaram responsáveis por planejar, executar e coordenar ações para os acadêmicos, tais como palestras de esclarecimento sobre o Enade, com vistas à sensibilização dos alunos quanto à importância da avaliação; simulados e orientações quanto ao preenchimento do Questionário do Estudante.

O curso de Educação Física já realizou um simulado que buscou se aproximar ao máximo da realidade do dia do Exame, com aplicação de provas lacradas e horários estabelecidos com fechamento de portão. Outro curso que se destaca é Fisioterapia, realizando ações desde 2010 com vistas à prova deste ano. As aulas e os simulados são realizados aos sábados.

Para preparar os acadêmicos para a prova, o curso de Farmácia também ministra aulonas com revisão de todas as disciplinas, nas tardes de sextas-férias e nas manhãs de sábados. As provas intervalares do curso de Farmácia também são aplicadas para os alunos, desde o 1º período, com base nos padrões do Enade.

Já o curso de Enfermagem, está inserido nas atividades desde o segundo semestre de 2011, com aulas e aplicação de simulados sobre as áreas básicas e específicas. As atividades são oferecidas nas tardes de quartas-feiras. Neste semestre, o curso de Odontologia também passou a aplicar os preparatórios para os estudantes.

Os cursos também contam com o apoio da Reitoria, por meio do pesquisador institucional, o pedagogo Jackson Noleto.

Enade

O Enade é um componente curricular obrigatório, de modo que o acadêmico do curso selecionado para avaliação, conforme o calendário trienal de áreas tem participação obrigatória no preenchimento do Questionário do Estudante e na prova para que este esteja regular junto ao Enade e possa assim obter a colação de grau e, consequentemente, o diploma de graduação.