UnirG discute sobre novos instrumentos de avaliação Institucional, em Belém

29 de Outubro de 2013

Representantes do Centro Universitário UnirG participaram no último dia 23, do Seminário Regional sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) promovido pela Direção de Avaliação Superior -DAES / Coordenação Avaliação Superior - CAES/ INEP/MEC. O encontro foi realizado em Belém (PA).

cpaNa ocasião, um dos assuntos em pauta foi apresentado e discutido sobre novos instrumentos de avaliação institucional. A Comissão Permanente de Avaliação da UnirG (CPA) e a Assessoria Pedagógica da Reitoria estiveram presentes no evento contribuindo com as discussões nos grupos de trabalho e nas plenárias com consolidação de propostas discutidas.

O foco principal da apresentação foi a reestruturação do instrumento de avaliação institucional externa considerando os princípios fundamentais do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES): responsabilidade social, reconhecimento da diversidade do sistema e avaliação a partir de um conjunto integrado de indicadores de qualidade – Lei 10.861 -art.2º.

As alterações no instrumento de avaliação externa incluem a inclusão de novos indicadores de qualidade sobre internacionalização, egressos, inovação tecnológica e propriedade intelectual e a reorganização das dez dimensões em 05 eixos, são eles: Planejamento e autoavaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura física.

De acordo com a professora Edna Maria Pinho, membro da CPA o seminário discutiu ainda, os impactos dessas alterações nos documentos de registros dos resultados da autoavaliação, os relatórios parcial e final. “Foram tratadas questões como a periodicidade do processo avaliativo,  estrutura  e formato dos relatórios parcial e final  e as propostas de inserção  de novos indicadores para orientar o trabalho de autoavaliação coordenados pelas CPAs, como: política de educação ambiental, relações étnico raciais, acessibilidade, educação e direitos humanos”, declarou.

Foram propostos pelos participantes a inclusão de indicadores no eixo 5, tais como:  área de convivência para corpo técnico administrativos e alunos, infraestrutura para CPA.

Durante o evento algumas CPAs socializaram suas experiências por meio da apresentação de artigos no formato de pôsteres e exposição oral. “As atividades e discussões realizadas foram muito produtivas e reafirmaram o foco da avaliação do ensino superior destacando a importância da avaliação institucional; a necessidade de relacionar avaliação institucional e planejamento da gestão  universitária; o processo de autoavaliação como reflexo da missão, do tamanho e das políticas das instituições de ensino superior, além do caráter formativo da autoavaliação”, acrescentou Pinho.

Os novos instrumentos  de avaliação externa e de autoavaliação estarão disponíveis para avaliadores e CPA’s após homologação  e ampla divulgação pelo MEC/ INEP e farão parte do processos de avaliação 2014-2015 da Instituições.

CPA

A CPA/UnirG é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da IES e, também, da sociedade civil organizada, cuja as funções são de coordenar, articular, planejar e organizar o processo interno de avaliação. Cabe á CPA manter o interesse da comunidade universitária pela avaliação, assim como, garantir a inter-relação entre atividades pedagógicas, gestão acadêmica e administrativa.