Professor da UnirG relança livro no Rio de Janeiro

28 de Outubro de 2013

Após lançar o livro Agroescravidão: a degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil contemporâneo, neste mês, em Gurupi, o professor Paulo Henrique Costa Mattos foi convidado a fazer o lançamento da obra no Rio de Janeiro.

PH-18

A solenidade será amanhã, 29, a partir das 18h, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante a VI Reunião Científica do Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões Correlatas.

O convite foi do antropólogo Ricardo Rezende, que lançará o livro Privação de liberdade ou atentado à dignidade: escravidão contemporânea, obra a qual recebeu colaboração do professor Paulo Henrique com a elaboração do capítulo X.

“O trabalho faz uma reflexão sobre a realidade das nossas condições sociais e, principalmente, sobre as perspectivas de defesa dos direitos humanos. A oportunidade de relançar o livro no Rio, permite levar para outras regiões a pesquisa sobre os trabalhadoresPH-44 vitimados com ênfase na região Araguaia -Tocantins”, disse Mattos.

Livro

Agroescravidão: a degradação do humano e o avanço do agronegócio no Brasil Contemporâneo é a 11ª obra de Mattos. O livro é resultado da dissertação de mestrado em História, Cultura e Poder, pela PUC-Goiás, realizada em 2011 e 2012, com pesquisa de campo no Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso. Nestes locais foram entrevistados trabalhadores escravizados, peões de trecho, gatos, fiscais do Ministério do Trabalho e agentes pastorais da Comissão Pastoral da Terra e da ONG Repórter Brasil.