Último dia de programação da VI Semana Farmacêutica

25 de Outubro de 2013

Hoje, 25, duas palestras encerram o último dia de programação da VI Semana Farmacêutica do Centro Universitário UnirG. Com o tema Farmacêutico inovando conhecimento  o evento iniciou na última terça-feira, 22, e reúne professores, alunos e profissionais da área.

A primeira palestra do dia ocorre nesta manhã, e será ministrada pelo Drº Amilson Álvares que abordará sobre Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica. Ele é Conselheiro Federal de Farmácia pelo Tocantins, farmacêutico formado pela APEC - Associação Prudentina de Educação e Cultura, em Presidente Prudente (SP), Pós-Graduado em Saúde Pública, Farmácia Clínica e MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico.

A Resolução Nº 586, de 29 de agosto de 2013, que regulamenta o farmacêutico a prescrever um medicamento é o assunto em destaque nesta manhã.

De acordo com a Resolução, para prescrever um medicamento o profissional tem que estar legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia, de seu Estado. “Há algumas restrições para a prescrição, pois apenas os considerados Medicamentos Isentos de Prescrição, conhecidos como MIPs, podem ser medicados pelos farmacêuticos, tais como analgésicos e antitérmicos”, explicou o coordenador de Farmácia, Anderson Franco Villas Boas.

O evento

Durante todo o evento foram apresentadas diversas palestras ministradas por profissionais do Tocantins, Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal, além de apresentações de trabalhos na Mostra Científica.

Já a partir das 14h o evento dará continuidade com a palestra “Legislação Sanitária”, que será ministrada pelo Drº Macário Ramos de Araújo. Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Pará, e está lotado na Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, Diretoria de Vigilância Sanitária, Inspetor Sanitário, Gerente de Fiscalização de Produtos e Coordenador de Fiscalização de Produtos.

O coordenador do curso enfatizou a participação de profissionais de outras localidades ser sempre proveitosa pela troca de experiência apresentada durante o evento. “Eles sempre têm algo a acrescentar sobre as novidades que ocorrem em seus estados. Muitos palestrantes dão consultorias em grandes empresas e essa é a nossa oportunidade de conhecermos novas experiências e mostrarmos aos nossos alunos e profissionais de Gurupi”, disse.

A VI Semana Farmacêutica irá encerrar com uma festa de confraternização que ocorrerá a partir das 23h, no Espaço Laguna, localizado em frente ao Parque Mutuca.