Bolsistas do Pibid participaram da I Conferência Municipal de Educação de Gurupi

28 de Agosto de 2013

Representantes da Fundação e Centro Universitário UnirG estiveram presentes na I Conferência Municipal de Educação realizada em Gurupi, na última semana (dias 22 e 23), no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), alunos e professores dos subprojetos do curso de Pedagogia e de Letras expuseram materiais didáticos, produzidos por eles, que beneficia a aprendizagem em sala de aula.

A professora do curso de Pedagogia, Lady Sakay, representou a Fundação UnirG e o Fórum Estadual de Educação.

expo pibidDe acordo com a professora de Pedagogia, Adriana Terra, a ideia da ação foi de divulgar a disseminação à cultura da produção de material didático como uma dimensão para a formação qualitativa de docentes. “Nós ensinamos os futuros professores a produzirem material didático pedagógico como meio para favorecer o processo de ensino aprendizagem”, afirmou a professora.

Entre os matérias que foram expostos estavam: livros de literatura infantil e infanto-juvenil, de vários gêneros literários; jogos pedagógicos e filmes produzidos pelos alunos, com fotos e histórias escritas pelas crianças por meio do programa de edição de vídeos do Windows, Movie Maker.

Ao todo 30 estudantes bolsistas do Pibid participaram do evento “O objetivo da exposição foi

fotopibid1 mostrar para os professores e gestores e de outros segmentos da sociedade civil organizada que estão envolvidos, o trabalho elaborado pelos nossos alunos”, ressaltou Adriana Terra.

O Pibid é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

Conferência

Com o tema “O PNE Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, o encontro reuniu representantes da área de educação que discutiram sobre políticas públicas para a melhoria do ensino na região.

Entre os temas debatidos foram abordadas propostas sobre: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação; Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente; Qualidade de Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.