UnirG busca consolidação de sua real nota no ciclo avaliativo do Sinaes

16 de Agosto de 2013

No intuito de que todas as notas pelas quais passa sejam contempladas em seu ciclo avaliativo e assim assegurar uma nota real no processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Centro Universitário UnirG tem buscado sensibilizar o Conselho Estadual de Educação (CEE) na intenção de viabilizar o repasse ao Ministério da Educação (MEC) as notas obtidas pela avaliação dos cursos e da IES junto este Conselho quando das visitas de comissões in loco.

As IES brasileiras são avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criada pela Lei nº 10.861/2004 e regulamentada pela Portaria Normativa MEC nº40/2007 e pelo Decreto/MEC nº5773/2006.

A UnirG, por sua característica jurídica (pública municipal), no que se refere ao processo avaliativo de cursos e Instituições de Educação Superior, está sob a supervisão direta do CEE, sendo avaliada pelo MEC em apenas dois quesitos: ENADE e Censo da Educação Superior.

Tal processo avaliativo é composto pela média de quatro notas, sendo uma interna, que é calculada a partir de relatório emitido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e três externas, sendo elas o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e a nota das avaliações das comissões in loco.

Entretanto, as notas das avaliações feitas pelo CEE não tem sido consideradas nessa somatória, o que prejudica a consolidação do ciclo avaliativo do Centro Universitário UnirG.  Caso as avaliações in loco fossem consideradas, a IES poderia alcançar uma média superior àquelas obtidas nos últimos anos.

Dessa forma, a IES permanece junto ao MEC somente com os conceitos obtidos pelos cursos nas avaliações do ENADE e CPC, sendo estes divulgados pela mídia como conceitos finais. Os conceitos atribuídos aos cursos pelo Conselho Estadual não são repassados ao MEC, não completando o Ciclo do SINAES e consequentemente não refletindo a real situação da UnirG, o que prejudica principalmente o acesso às linhas de financiamento estudantil.

“Queremos que a Instituição possa utilizar as formas de financiamento do governo federal, participando de políticas públicas que tragam benefícios a toda comunidade acadêmica”, avaliou Dias.

Segundo o reitor, desde o início do ano a Instituição está em busca de regularizar essa situação. A expectativa é de que o pedido seja atendido ainda esse ano, para que a nota referente à avaliação de 2012 seja equiparada. Em novembro ou dezembro será divulgado o Índice Geral de Cursos (IGC) da IES, um indicador de qualidade de instituições de educação superior.

O reitor finaliza explicando que, buscando solucionar a questão, a reitoria do Centro Universitário já solicitou apoio junto às autoridades competentes. (Com informações: Assessoria de Relações Institucionais e Administrativas da Reitoria)