Professora da UnirG apresenta trabalho na Argentina

14 de Agosto de 2013

“Aspectos da situação sociolinguística dos Krahô de Manoel Alves Pequeno” é o artigo da professora do curso de Letras, do Centro Universitário UnirG, Marcilene de Assis Alves Araújo, que será apresentado de 28 a 30 deste mês, na II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera - Sociolingüística y análisis del discurso, em Buenos Aires, na Argentina.

jornadas ArgentinaO trabalho faz parte da tese de doutorado em Letras, em que a professora cursa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa é realizada na Aldeia Manoel Alves, na terra indígena Kraolândia, localizada entre os municípios de Itacajá e Goiatins, no Tocantins. O povo Krahô pertence à Família Linguística Jê e ao Tronco Macro-Jê.

A pesquisa

“O trabalho se baseia nos resultados de uma investigação sociolinguística sobre a atitude e o conhecimento dos indígenas de Manoel Alves com relação às duas línguas em contato Krahô e Português. Assim como a facilidade linguística, os usos e funções dessas línguas de acordo com os domínios sociais desse povo, evidenciando quando, como, onde e por que esses indígenas usam a língua materna ou a portuguesa nos diferentes domínios sociais”, afirmou a professora.

De acordo com Marcilene Araújo a pesquisa constatou que os Krahô são grupos indígenas bilíngues (Krahô/Português) e nas relações intragrupo falam majoritariamente a língua materna. “Essas línguas são bastante profícuas, e os indígenas têm nas suas línguas maternas um importante marcador de identidade e de cultura”, disse ela.

Sobre o fato de a sociedade indígena Krahô ser bilíngue, a pesquisadora acrescenta que “isso proporciona a eles o acesso a outros conhecimentos como também a ampliação de um pensamento crítico em relação às suas visões de mundo”.

O evento

II Jornadas Internacionales Beatriz Lavandera é um evento que tem por objetivo principal, promover o debate e a discussão sobre questões-chave da Sociolinguística e Análise do Discurso.

“É um momento importante para promover a divulgação dos avanços dessas pesquisas em nível local e internacional. Além do diálogo com vários pesquisadores da área, destacando a Conferência plenária The Lavandera direction, que ficará a cargo de William Labov, considerado o precursor dos estudos sociolinguísticos”, disse a professora.