Caminhada Ecológica planta mais uma ‘sementinha da conscientização’

01 de Julho de 2013

Cerca de 40 pessoas participaram da 2ª Caminhada Ecológica, que desenvolveu ações no trajeto de Gurupi a Peixe, no último sábado 29. O objetivo foi de associar a prática da atividade física à preservação do meio ambiente.

caminhada 1Para o coordenador do projeto, o professor do curso de Educação Física da UnirG, Eduardo Miranda, os objetivos foram superados sem nenhum incidente. “Mais uma ‘sementinha da conscientização’ foi plantada na sociedade, por meio de ações de professores, acadêmicos e instituições parceiras. A UnirG tem contribuído para que os acadêmicos em formação se aproxime da sociedade por meio de ações como esta”, disse o professor.

O percurso

No trajeto entre Gurupi e Peixe é de 70 km, os participantes percorreram 45 km decaminhada 4 caminhada.

A saída da equipe foi às 5h de Gurupi. Por volta das 7h, o café da manhã foi servido o café da manhã, no Lanche Firme Leilões. Já às 9h foi feita a limpeza das margens do Rio Santo Antonio.

Neste período das 9h30 às 10h, na Vila Quixaba, foram realizadas oficinas de produção de Bilboquê (utilizando garrafa pet) e de Sabão líquido. Os participantes da caminhada chegaram à Vila Quixaba às 10h30 e acompanharam o sorteio de uma bicicleta, depois seguiram de ônibus para o Assentamento São José, onde almoçaram.

caminha2A ação contou com palestras como: “Queima controlada / Processo de Cadastro Ambiental Liberação Rural”, pelo coordenador de Políticas Florestal da Semades, João Carlos Noleto Ribeiro; “Efeitos das queimadas na agricultura e soluções”, pelo engenheiro agrônomo Otávio dos Santos Limeiro Luz e “Atuação da brigada e as notificações de queimadas”, pelos brigadistas do município de Peixe, Wesley Lopes da Costa e Marilene Nunes de Abreu.

Durante a tarde foi realizada ainda, a limpeza das margens do Rio Santa Tereza e decaminhada3 lá os participantes seguiram a pé até Peixe, onde houve atividades do Sesc Lazer, como sorteio de uma bicicleta e plantio de mudas de árvores.

A Caminhada contou com o apoio também, de acadêmicos e professores do curso de Enfermagem, com atendimentos aos participantes.

O evento foi coordenado pelo Programa de Atividades Físicas e Esportivas da Instituição (Proafe), do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG e teve como tema Um gesto em nome da natureza.