UnirG prestigia visita do ministro da Integração Nacional em Gurupi

28 de Junho de 2013

Na manhã de hoje, 28, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve em Gurupi a convite do prefeito Laurez Moreira, para a assinatura de acordo de cooperação técnica com a Prefeitura do município. O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o reitor Alexandre Dias, e o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, prestigiaram a solenidade.

ministro 1.1“Essa é uma iniciativa que promove desenvolvimento regional e permite que o município esteja no cenário nacional, sendo assim, importante para a UnirG como Instituição de Ensino Superior”, disse Barbalho.

A solenidade ocorreu na sede da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contou com a presença de autoridades, alunos do ensino público municipal e a comunidade em geral. Dentre as autoridades presentes estavam o vice-governador do Tocantins, João Oliveira e o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino.

“Hoje é um dia muito importante para Gurupi, em que recebemos um homem de muitos compromissos e que o Brasil inteiro tem o prazer de receber”, disse o prefeito Laurez Moreira.

Laurez acrescenta que “com a oportunidade dos convênios será possível viabilizar a vida do agricultor, contando com a rede de água, gradeando a área para que possam plantar e, revitalizando duas feiras da cidade. Pois a maior dificuldade do agricultor é na hora da comercialização”, frisou o prefeito.

No pronunciamento, após falar sobre o programa Água para todos, do Governo Federal e sobre os desafios de assegurar os serviços públicos para a população rural, o ministro Fernandoministro1 Bezerra destacou que o prefeito de Gurupi, com sua vasta experiência em administrações públicas, representa o sentimento da rua. “O Brasil acordou e nós todos temos que está em sintonia com o novo Brasil, que pede respeito e pressa para ser transformado”, acrescentou o ministro.

O acordo

ministro 3O acordo de cooperação técnica permitirá a instalação de dez sistemas coletivos de abastecimento de água, cada uma delas com capacidade de atender entre 35 e 40 famílias pelo Programa Água para Todos. O investimento federal nesta ação será em torno de R$ 1,2 milhão, em parceria com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

O ministro destinou ainda R$ 1 milhão para a aquisição de patrulha agrícola. O ministro Fernando Bezerra também recebeu os pedidos para liberação de recursos na ordem de R$ 800 mil para serem aplicados na revitalização da Feira Coberta da Rua 13, e mais R$ R$1,5 milhão para a revitalização da feira Coberta  da Rua 07, além de R$ 700 mil para a ampliação da Central de Abastecimento de Gurupi (Ceasa) e R$ 1,5 milhão para recuperação de estradas vicinais na zona rural.

(*)

*Com informações da Secom/Gurupi