UnirG: cinco pesquisas são enviadas ao MEC em busca de recursos

09 de Abril de 2013

Professores da UnirG submeteram cinco propostas para captar recursos externos, junto ao Governo Federal. Em cumprimento ao edital do Programa de Extensão Universitária (PROEXT/ 2014), do Ministério da Educação e Cultura/Secretaria do Ensino Superior, foram enviados quatro programas e um projeto.

De acordo com a Assessoria Técnica da Ciência Tecnologia & Inovação da UnirG (CT&I), estas iniciativas já foram resultados da capacitação e incentivo do corpo docente da Instituição para a busca de recursos externos, por meio de projetos de pesquisa e extensão, financiados via captação de recursos externos.

Os valores dos projetos são de R$ 50 mil e os valores de cada programa variam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Entre os benefícios previstos solicitados nos projetos e programas para a UnirG estão: reforma da unidade de atendimento móvel; reforma de piscinas e aquisição de alguns itens de equipamentos.

“Caso sejam aprovadas, as pesquisas vão contribuir para o desenvolvimento local e regional do Estado, cumprindo o papel social da UnirG. Ações como essas tem contribuído para que a UnirG se consolide como Centro Universitário de referencia na região realizando pesquisas”, disse a assessora técnica CT&I, Nelita Gonçalves.

Em todas as propostas enviadas estão previstas a participação de acadêmicos e da sociedade local organizada. Trata-se de um dos caminhos de implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e dos nossos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

“Tudo isto só foi possível com o envolvimento de docentes de vários cursos e o apoio da Reitoria, Pró-reitorias, órgão de apoio a captação (CT&I/Propesq) e a Fundação”, acrescentou a assessora.

O resultado final da aprovação dos trabalhos está previsto para ser divulgado pelo MEC, no dia 21 de junho. Já a execução das propostas aprovadas ocorrerá a partir de janeiro de 2014.

Workshop

As propostas enviadas ao MEC são frutos do workshop de captação de recursos realizado pela UnirG, no dia 14 de março. O objetivo do evento foi para captar recursos externos por meio de projetos de pesquisa e extensão.

Durante o workshop, diversas propostas foram elaboradas e apresentadas aos conselhos de cursos e à Fundação UnirG, sendo que cinco foram selecionadas.

Propostas submetidas

Jornalismo e PsicologiaO rádio como ferramenta de reinserção social de menores em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade em Gurupi-TO.

Coordenação: professora Sonia Pinheiro.

Direito e Jornalismo: Hora Cidadã

Coordenação: professor Antônio Roveroni