Professor de Medicina é premiado em São Paulo

05 de Abril de 2013

A equipe formada pelo professor do Centro Universitário UnirG, Dr. Eduardo Martins de Sousa, conquistou o 1º lugar no 5º prêmio Inovação Medical Services, na categoria Doutorados, no último dia 1º, em São Paulo. O professor ministra aulas de Histologia Humana I e II, para o 1º e 2º períodos de Medicina.

medicina1O trabalho premiado é um artigo originário do doutorado do professor, em Medicina Tropical, na área de concentração - Imunologia, pela Universidade Federal de Goiás FG/IPTSP.

O título do artigo é: “Imunogenicidade de uma proteína de fusão contendo epítopos imunodominantes de Ag85C, MPT51 e HspX de Mycobacterium tuberculosis em camundongos e em infecção ativa de tuberculose”.

O trabalho avaliou a imunogenicidade (habilidade das vacinas em estimular o sistema imunológico) de uma combinação de proteínas, que foi injetada em ratos e em pacientes com tuberculose ativa. “O resultado foi bastante positivo. Tanto os ratos quanto os humanos apresentaram boa resposta imunológica. É mais um passo para aprimorar a vacina e melhorar a saúde no planeta”, disse Martins.

“É também uma tocante forma de amor: o cuidado para que a doença não seja transmitida, a responsabilidade coletiva e o desejo de que todos fiquem bem”, concluiu o professor.

O trabalho foi apresentado pelo professor, colaboradores e orientadores do doutorado. Equipe: Monalisa Trentini, André Kipnis, Ana Paula Kipnis, Adeliane Castro da Costa, Eduardo Martins de Sousa e João Alves de Araújo Filho.

Saiba sobre o trabalho aqui.