Curso de Jornalismo promove Semana do Comunicador

04 de Abril de 2013

Com a proposta de discutir os desafios da comunicação no século XXI, será realizado em Gurupi, entre os dias 09 e 12, a Semana do Comunicador. Promovido pelo curso de Jornalismo da UnirG, o evento será realizado no auditório do Sesc nos dias 09 e 10 e na Câmara de Vereadores nos dias 11 e 12, tendo como palestrantes os jornalistas José Sebastião Pinheiro, Claudivan Santiago e Ernoy Matiello.

A Semana é aberta ao público. “Não tem inscrição, e podem participar estudantes, secundaristas, profissionais da área ou não e quem mais se interessar”, disse o coordenador de Jornalismo, Gil Correia.

Nos dois primeiros dias, o tema a ser abordado será As Alternativas do Audiovisual, com o jornalista egresso da Instituição, Ernoy Matiello, produtor dos filmes Heimatland, Memorável Trem de Ferro e Primeiro Assalto ao Trem Pagador. Matiello também é autor de documentários regionais e no Tocantins trabalhou na função de repórter na TV Anhanguera e Sil TV.

No período da tarde, das 14h às 18h, dos dias 09 e 10 os alunos das escolas púbicas da cidade terão a oportunidade de assistir no Cine Sesc de Gurupi, os filmes produzidos por Ernoy Matiello. E das 19h às 22h, os filmes também serão exibidos.

Apresentação de trabalhos produzidos pelos acadêmicos do curso e a realização de oficinas de produção de texto são atividades que também farão parte da programação do evento.

“Queremos movimentar os acadêmicos e trazer informações para mostrar a eles como alternativas de possibilidades que estão acontecendo na comunicação no Século XXI. Pretendemos demonstrar que temos muitas oportunidades”, declarou Correia.

A Semana do Comunicador faz parte da comemoração do dia do Jornalista, 07 de abril. O encerramento do evento terá a apresentação especial e lançamento do CD Viola Pura Viola, do jornalista e músico, Claudivan Santiago.

Palestrantes

As Alternativas da Assessoria de Imprensa serão abordadas pelo jornalista e assessor de imprensa na Câmara Federal, Claudivan Santiago. Formado em Letras e Jornalismo, Santiago está em Brasília desde 2007, quando foi convidado para trabalhar com o então deputado federal Ronaldo Dimas, hoje prefeito de Araguaína. Com larga experiência no jornalismo, já atuou em vários veículos de comunicação do Tocantins, entre eles Jornal do Tocantins e Redesat. Poeta, cantor e compositor, tem três CD’s gravados e um livro contando a história de Araguaína.

Na sexta-feira, 12, o jornalista e editor do Jornal do Tocantins, José Sebastião Pinheiro vai debater o tema “As Alternativas e desafios do Impresso”. Com larga experiência no jornalismo impresso, tanto no Jornal O Popular e no Jornal do Tocantins, do Grupo Jaime Câmara, Tião Pinheiro, como é conhecido, além de conversar com os alunos, vai mostrar também o novo produto lançado recentemente no Tocantins, o jornal Daqui, diário resumido com larga penetração nas camadas C e D, com preço popular, que faz sucesso em Goiás e em outros estados do Brasil.

Tião é poeta, escritor, compositor, tendo vários livros e CD’s lançados. É membro da Academia Tocantinense de Letras, com larga atuação no campo literário e cultural do Tocantins.

Para o coordenador de estágios do curso, Paulo Albuquerque, a discussão é relevante, porque a comunicação tem enfrentado diversos desafios ao longo da história.

“Em tempos de modernidade, com facilidades de internet e redes sociais, o fazer jornalístico ganha nova roupagem, nova dinâmica, que precisa ser assimilada por todos, especialmente o jornal impresso, que muito se fala que vai acabar, mas sempre se renova com novas alternativas”, declarou Albuquerque.